Olá amigos...2010 será muito melhor!...diferente...

...e a seriedade e o compromisso com a ética continuam sendo nossas principais metas...
...mas o "seu" Blog de resumo noticioso de Jataí e Região não está devidamente "acabado". Mudanças atendendo sua sugestão deverão acontecer neste primeiro trimestre. Conto com sua visita e sua participação direta ou indireta nas mais recentes informações do mundo da política (e da notícia em geral) relacionadas à Jataí, à Região Sudoeste de Goiás, do Brasil e do mundo.


Forte Abraço!

Wellcome.
"Your" notice blog from Jatai and region will become better. Here, you´ll may access the most completly notice space and information view of the politics world from Jataí, Goiás South-West, such as the World.

Thank´s a lot for your visit



Itamar Cordeiro
Jornalista

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Coluna da Semana de 31/01 a 06/02 - Ed. 971

____________________________________________
“Ano eleitoral, o difícil mesmo é saber quem é oposição ou situação até que ambos os lados entrem em acordo pela melhor opção para elevá-los ou mantê-los no poder” (IBCordeiro)
_____________________________________________

Desconforto no parlamento
Um vereador neo-governista de Jataí, em conversa informal com este colunista, deixou transparecer nítido desconforto da sua bancada e a de alguns colegas simpatizantes com relação às duras medidas restritivas que vem sendo tomadas pela presidência da Casa.
(...)
O mesmo parlamentar rechaçou a falta de um veículo com condições dignas de conduzir com comodidade os vereadores a viagem de trabalho mais longa, como à Goiânia, por exemplo. Mostrando nítido descontentamento com o atual comando do legislativo jataiense ele disse também, que até uma sessão extraordinária sem a pauta de atividades acompanhando a convocação da mesma ampliou o desconforto. Segundo ela, a referida sessão não chegou a se realizar por falta de quórum.
Sonho pavimentado
Moradores do Setor Hermosa em Jataí já podem comemoram a realização do sonho de ver seu bairro asfaltado. Serão pavimentados 100% do bairro além da construção de uma praça. A obra é um convenio da Prefeitura de Jataí com o Governo Federal. Segundo o engenheiro Climaco José Pereira, serão asfaltados 17 mil metros quadrados de vias além do recapeamento das ruas Caçu e JK.
PMDB rio-verdense dividido (I)
O diretório do PMDB de Rio Verde firmou no ano passado, o compromisso de apoiar uma candidatura do deputado estadual José Nelto para a Câmara dos Deputados - em uma dobradinha com o colega de Assembleia Wagner Guimarães, que tentará a reeleição. Mas os peemedebistas rio-verdenses ainda estão longe de um consenso sobre as possíveis candidaturas a deputado federal. A legenda está dividida no município em pelo menos quatro grupos e, a mais recente subdivisão hipotecou apoio à pré-candidatura do secretário municipal de Governo, Heuller de Abreu Cruvinel, do DEM, a uma cadeira em Brasília.
PMDB rio-verdense dividido (II)
Há ainda, o grupo que já hipotecado liderado pelo vice-presidente do diretório, Manoel Cearense, que assumiu publicamente uma postura diferente da do presidente Henrique Cruvinel. Ele afirma categoricamente que, apesar de que não apoiaria uma candidatura do ex-prefeito Paulo Roberto Cunha a deputado federal, o pepista é o único nome local com chances de vencer a eleição para o Congresso, mas, nos bastidores, tenta obter apoios para a reeleição do deputado federal jataiense, Leandro Vilela, do PMDB, sobrinho do ex-governador e ex-senador, atual prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela.
(...)
E as discordâncias não param por aí, o vereador Luís César de Castro, o Cesinha, prega, por sua vez, apoio à deputada federal Iris de Araújo e outro grupo estuda a possibilidade de amparar candidatura do deputado estadual Thiago Peixoto, também à deputado federal em uma dobradinha com o assessor especial de Juventude da Prefeitura de Goiânia, Cristian Gomes, que disputaria vaga na Assembleia Legislativa pela segunda vez consecutiva.
A moda da área azul...
Depois de implantada na cidade de Rio Verde – com o nome de área verde – e Jataí já ter levado a matéria em discussão; a Câmara dos Vereadores de Mineiros aprovou o projeto de lei de autoria do Poder Executivo criando o sistema de estacionamento rotativo pago, denominado “área azul” em vias e logradouros públicos do Município.
...chega também a Mineiros
A área do Sistema área azul de Mineiros será sinalizada e fiscalizada pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), que será a responsável pela administração e arrecadação dos valores. O expediente normal de operação do Sistema será nos dias úteis, de 2ª à 6ª em horário a ser regulamentado pela Administração Municipal. O estacionamento de veículos por períodos inferiores a 15 minutos estará dispensado do uso do Cartão Área Azul
(...)
Estão liberados, também, veículos oficiais de qualquer esfera de Governo, seus órgãos, autarquias e fundações, bem como dos Poderes Legislativo e Judiciário, desde que devidamente identificados conforme as especificações estabelecidas pelas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), e os veículos em serviços de utilidade pública.
Onde há fumaça...
Não é a primeira vez que “vaza” a informação de que o deputado federal e presidente do PR goiano, Sandro Mabel, teria abandonado as conversações com a “Nova Frente” para abrir diálogo com o prefeito Iris Rezende, do PMDB, na formatação de uma aliança para as eleições de outubro. Meados desta última semana o assunto voltou aos noticiários da capital.
...há fogo ou já houve incêndio
O próprio deputado nada confirma e o Governador Alcides Rodrigues, tenta apagar o fogo.
Mera semelhança...
Não se iluda e nem se engane com a semelhança entre “Nova Frente” e “Tempo Nova”. Os caminhos entre os partidos da Nova Frente, que até então tem a garantia – mesmo que frágil – da reunião do PP, DEM, PR, PTN, e possivelmente o PDT e o PCdoB, e o que resta do “Tempo Novo”, ou seja, uma sociedade entre o PSDB e o PTB são bem diferentes, contrastantes e praticamente, inconciliáveis.
...nada em comum
Enquanto a “Nova Frente” tem o comando natural e discreto do Governador Alcides Rodrigues, do PP; no “Tempo Novo” – ou no que resta dessa aliança – liderada pelo governadoriável tucano, Senador Marconi Perillo, não se pode nem mesmo mencionar essa liderança, pelo contrário, está evidente que já foi consolidada a separação entre PP e PSDB e o rompimento político entre Alcides e Perillo.
Divisor de águas
O pleito eleitoral deste ano, ou melhor, a disputa sucessória do inquilinato da Casa Verde, seguramente marcará o fim de um ciclo na política goiana. As duas maiores lideranças recentes da história política de Goiás, direta ou indiretamente se enfrentarão e se ambos, Iris Rezende, do PMDB, oriundo das forças pesedistas e Marconi Perillo, do PSDB, emergente consolidado nas bases da antiga UDN chegar ao enfrentamento frontal nas urnas, mesmo que por diferenças inimagináveis, seguramente operarão uma ruptura definitiva com os vínculos históricos do PSD e UDN, relegando essas antigas siglas para nada mais do que meras peças da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinceros agradecimentos!

"Não poderia inaugurar este BLOG, fruto de um trabalho sério, profissional e ético; sem registrar o meu agradecimento, primeiramente à Deus - autor e Senhor da minha vida e de tudo que eu faço - à Virgem Maria - a minhã Mãe Santíssima, minha protetora à quem eu dedico este trabalho - e ao meu amigo Saulo Prado que foi e é elemento fundamental nesta nova jornada; muito obrigado e que Deus o abençõe hoje e sempre ´Saulinho`".