Olá amigos...2010 será muito melhor!...diferente...

...e a seriedade e o compromisso com a ética continuam sendo nossas principais metas...
...mas o "seu" Blog de resumo noticioso de Jataí e Região não está devidamente "acabado". Mudanças atendendo sua sugestão deverão acontecer neste primeiro trimestre. Conto com sua visita e sua participação direta ou indireta nas mais recentes informações do mundo da política (e da notícia em geral) relacionadas à Jataí, à Região Sudoeste de Goiás, do Brasil e do mundo.


Forte Abraço!

Wellcome.
"Your" notice blog from Jatai and region will become better. Here, you´ll may access the most completly notice space and information view of the politics world from Jataí, Goiás South-West, such as the World.

Thank´s a lot for your visit



Itamar Cordeiro
Jornalista

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Coluna da Semana de 14 a 20/02 - Ed. 973

_____________________________________


“Posições antagônicas para políticos podem não significar que são opostos se seus objetivos forem convegentes” (IBCordeiro)


_______________________________________



Cilene na linha de frente
A deputada jataiense, Cilene Guimarães, líder da bancada do PR na Assembleia Legislativa marcado presença em quase todas as ações do governador Alcides Rodrigues. Nesta semana ela acompanhou a entrega dos 70 veículos para o Batalhão Rodoviário da Polícia Militar. São 50 veículos palio, 5 caminhonetes e 15 motocicletas.
(...)
As caminhonetes e as motos foram compradas pela Agetop e os carros foram locados e já estão servindo de reforço na frota da Polícia na fiscalização das rodovias goianas durante o carnaval.
Magistrado de Jataí...
...atende interinamente, Aragarças. Durante afastamento legal, o juiz da 2ª Vara da Comarca de Jataí, Marcus Vinicius Alves de Oliveira, foi designado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Paulo Teles, para substituir o titular da Comarca de Aragarças, durante no período de de 3 de fevereiro a 2 de março de 2010.
Igreja Católica de Jataí se...
Uma caravana jataiense deixa Jataí com destino à Aparecida/SP aonde vai assistir a ordenação episcopal do novo bispo diocesano, Monsenhor José Luiz Majella Delgado.
...prepara para receber novo Bispo
Monsenhor José Luiz Majella Delgado que terá sua ordenação episcopal, no dia 27 de fevereiro, às 18 horas, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida da Conceição, será empossado na Diocese de Játaí no sábado dia 6 de março, às 10 horas, na Catedral do Divino Espírito Santo, em Jataí-Go.
Nerso da Capitinga em Goiás
O ator mineiro de Muriaé, Pedro Bismark, nascido com o nome de Ademilson Pedro da Cruz, de 48 anos, consagrado nacionalmente pelo personagem "Nerso da Capitinga", esteve recentemente no Sudoeste Goiano, precisamente em Jataí e Rio Verde, onde realizou duas apresentações do show "Bobeira Pega".
Prefeito de Rio Verde...
O prefeito de Rio Verde, Juraci Martins de Oliveira, do DEM, ainda não conseguiu decidir se apoiará a Nova Frente, grupo político do governador Alcides Rodrigues, do PP, ou se fará um pacto com o senador Marconi Perillo, do PSDB para reforçar o grupo de partidos que apostam na candidatura tucana.
...na linha de fogo
Pragmático, o democrata tem como meta para outubro a eleição do vice-prefeito e secretário de Ação Urbana, Demilson Lima, do PPS, para a Assembleia Legislativa e do secretário municipal de Governo, Heuler de Abreu Cruvinel, do DEM, para a Câmara dos Deputados. Nesta linha de fogo, Juraci, ainda, tem o compromisso partidário em dar a sua parcela de contribuição para a reeleição do senador Demóstenes Torres, do DEM.
Governador internacional
Depois de passar dez dias em setembro do ano passado em viagem à China e Rússia, o governador Alcides Rodrigues, do PP se afasta das articulações políticas novamente para outra missão internacional. Neste sábado, dia 13, o governador iniciou viagem pelo leste Europeu, onde integra missão promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que visitará Ucrânia, Polônia, República Tcheca e Bielorrússia.
(...)
A comitiva goiana, chefiada pelo pepista e formada por secretários de Governo, prefeitos e empresários deve retornar no próximo dia 26.
Visita ilustre com...
A visita do presidente Lula a Goiânia para a cerimônia de inauguração da barragem do ribeirão João Leite, na sexta-feira, dia 12, foi antecedida de forte expectativa, principalmente por parte do PMDB. Na última vez que veio à capital goiana, as declarações de Lula provocaram uma confusão danada pelos corredores da política goiana e desconforto dentro do PMDB. Agora, prudentemente, evitou falar de política e sucessão estadual, ao menos em público.
...sabor de decepção
Anterior ao evento na capital o fato do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ter anunciado em nota, a sua vontade em não ser candidato a governador pelo PMDB e que estaria mais propenso a discutir uma vaga para senador e ainda estaria aberto a negociações em relação para ser vice na chapa encabeçada pela ministra Dilma Roussef deixou o PMDB com sabor de decepção e pôs freio na língua do Presidente da República.
Efeito bumerangue
Se antes havia pressão por parte do Prefeito Iris Rezende para que Henrique Meirelles se posicionasse sobre uma possível candidatura ao governo o arrocho voltou a ele próprio depois que o presidente do Banco Central decidiu liberar o PMDB para definir quem será o candidato. Durante discurso de Lula no final da semana ele disse que teria orientado Meirelles a deixar a definição para o próprio PMDB, o que em resumo, joga de volta a “batata quente” nas mãos do prefeito de Goiânia.


__________________________________________________________


CONTINUE TORNANDO SUA COLUNA RESUMINDO CADA VEZ MAIS INTERATIVA. CONTINUE PARTICIPANDO DA NOTÍCIA. ENVIANDO SUA OPINIÃO OU A SUA INFORMAÇÃO PARA RESUMINDO@HOTMAIL.COM E PARTICIPE ATIVAMENTE.


__________________________________________________________

Coluna da Semana de 07 a 13/02 - Ed. 972

__________________________________________
“Ano de eleições o tempo, para os políticos, nem sempre é medido cronologicamente, mas, geograficamente com vistas a demarcação de território eleitoral” (IBCordeiro)
__________________________________________

Projeto Rondon...
Na tarde deste sábado, dia 06 foi realizada a solenidade de encerramento do Projeto Rondon, etapa de Jataí que teve como sede o 41º Bimtz.
...deixa Jataí
A cerimônia de conclusão foi realizada no Centro de Convenções Dom Benedito Domingos Cóscia com as presenças do Secretário de Ensino, Logística, Mobilização, Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa, General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, o Coordenador Geral do Projeto Rondon, General de Brigada Paulo Humberto César de Oliveira, além de várias outras autoridades civis e militares de Jataí e região.
Diplomação da OAB adiada
A diplomação da diretoria da OAB de Jataí, inicialmente agendada para a próxima sexta-feira, foi adiada para o próximo mês, na sexta-feira dia 12 março. Na mesma data serão empossados, também, os integrantes as comissões da Subseção.
Município tem novos procuradores
Foram convocados mais três aprovados no ultimo concurso público para ocupar vagas na procuradoria jurídica do município de Jataí. Os novos procuradores serão os advogados Karina Fátima de Andrade (cedida ao Poder Judiciário jataense); Ranicele Barbosa Silva e Renato Luiz Barbosa Brandão.
(...)
Ao todo o município conta agora com sete procuradores, Juvercí Felício Vieira, Procurador Geral; Edirênio Mauro Mendes Junior, Sub-Procurador; Simone Souza de Oliveira Carvalho e Acácio Micena Coutinho. Na equipe jurídica da Prefeitura ainda estão os advogados Jerley Menezes Vilela e Célia Maria de Lima.
Política de boa vizinhança
Em virtude dos danos causados pelas enchentes em Lagoa Santa, o Deputado federal jataiense, Leandro Vilela, do PMDB, ofereceu apoio ao prefeito republicano Álvaro Francisco, do PR. O parlamentar peemedebista vai tentar buscar recursos federais para aquele município.
Juiz rio-verdense transferido...
Na sessão extraordinária administrativa realizada no último dia 27 de janeiro o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Paulo Teles, decidiu pela remoção, do juiz do 1º Juizado Especial Criminal da Comarca de Rio Verde, Reinaldo Alves Ferreira, para o cargo de 1º juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual de Goiânia.
...para capital do estado
A transferência do magistrado se deu pelo critério de antiguidade.
UEG abre curso para...
Estão abertas as inscrições para o curso de examinador de trânsito de Goiás, mas as vagas são exclusivas para professores da UEG.
...examinador de trânsito
O curso vai de 6 de março a 25 de abril e os interessado em participar deve ser habilitado há pelo menos dois anos na categoria ‘AB’ ou ‘B’. A pré-inscrição pode ser feita pelo endereço www.evv.ueg.br até o dia 18 de fevereiro.
PR aberto para composições...
Na última quinta-feira, dia 4, em Goiânia, o Partido da República reuniu seus principais líderes goianos, integrantes e militância para o lançamento do movimento “Cresce Goiás – Fazendo o nosso Goiás Melhor”. No encontro ficou claro que o PR está aberto a composições com vistas as eleições deste ano, e não descarta, inclusive, aliança com os tucanos.
...inclusive com o PSDB
Com as presenças do vice-Governador de Goiás, Ademir Menezes, do presidente do PR no Estado, deputado Federal Sandro Mabel; do deputado federal Chico Abreu e centenas de lideranças goianas os republicanos discutiram o fortalecimento do partido, o crescimento dos municípios e o modelo de gestão par o estado.
(...)
Entre as estrelas republicanas de primeira grandeza representando Jataí e a região sudoeste estavam a deputada estadual Cilene Guimarães, líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa; a vereadora Vilma Feitosa e o presidente dos republicanos jataienses, o ex-prefeito Fernando Peres.
OAB nacional empossa um...
Nesta última segunda-feira, dia 1º, o ex-presidente da OAB de Goiás, Miguel Ângelo Cançado assumiu o cargo de diretor-tesoureiro do Conselho Federal da ordem em Brasília. É a primeira vez que um advogado goiano assume uma vaga no alto comando da instituição. Junto com Cançado, assumiram Ophir Cavalcante, presidente; Alberto Machado, vice-presidente; Marcos Vinicius Coelho, secretário-geral e Márcia Melaré, secretária-geral adjunta.
...goiano no alto comando
A posse de Miguel Cançado foi prestigiada por convidados ilustres como o governador Alcides Rodrigues e o senador Marconi Perillo.
Somente para maiores
O vereador Gênio Eurípedes, presidente do legislativo de Jataí já vem trabalhando na matéria que visa restrição total de vendas e consumo de bebidas alcoólicas para menores. À nível federal, o assunto também ganha espaço. Quem vender, fornecer, servir e entregar bebida alcoólica a uma criança ou adolescente estará sujeito a pena de seis meses a quatro anos de detenção e ainda ser punido com multa.
(...)
Isto é o prevê projeto aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, que busca incluir esse tipo de pena no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Coluna da Semana de 31/01 a 06/02 - Ed. 971

____________________________________________
“Ano eleitoral, o difícil mesmo é saber quem é oposição ou situação até que ambos os lados entrem em acordo pela melhor opção para elevá-los ou mantê-los no poder” (IBCordeiro)
_____________________________________________

Desconforto no parlamento
Um vereador neo-governista de Jataí, em conversa informal com este colunista, deixou transparecer nítido desconforto da sua bancada e a de alguns colegas simpatizantes com relação às duras medidas restritivas que vem sendo tomadas pela presidência da Casa.
(...)
O mesmo parlamentar rechaçou a falta de um veículo com condições dignas de conduzir com comodidade os vereadores a viagem de trabalho mais longa, como à Goiânia, por exemplo. Mostrando nítido descontentamento com o atual comando do legislativo jataiense ele disse também, que até uma sessão extraordinária sem a pauta de atividades acompanhando a convocação da mesma ampliou o desconforto. Segundo ela, a referida sessão não chegou a se realizar por falta de quórum.
Sonho pavimentado
Moradores do Setor Hermosa em Jataí já podem comemoram a realização do sonho de ver seu bairro asfaltado. Serão pavimentados 100% do bairro além da construção de uma praça. A obra é um convenio da Prefeitura de Jataí com o Governo Federal. Segundo o engenheiro Climaco José Pereira, serão asfaltados 17 mil metros quadrados de vias além do recapeamento das ruas Caçu e JK.
PMDB rio-verdense dividido (I)
O diretório do PMDB de Rio Verde firmou no ano passado, o compromisso de apoiar uma candidatura do deputado estadual José Nelto para a Câmara dos Deputados - em uma dobradinha com o colega de Assembleia Wagner Guimarães, que tentará a reeleição. Mas os peemedebistas rio-verdenses ainda estão longe de um consenso sobre as possíveis candidaturas a deputado federal. A legenda está dividida no município em pelo menos quatro grupos e, a mais recente subdivisão hipotecou apoio à pré-candidatura do secretário municipal de Governo, Heuller de Abreu Cruvinel, do DEM, a uma cadeira em Brasília.
PMDB rio-verdense dividido (II)
Há ainda, o grupo que já hipotecado liderado pelo vice-presidente do diretório, Manoel Cearense, que assumiu publicamente uma postura diferente da do presidente Henrique Cruvinel. Ele afirma categoricamente que, apesar de que não apoiaria uma candidatura do ex-prefeito Paulo Roberto Cunha a deputado federal, o pepista é o único nome local com chances de vencer a eleição para o Congresso, mas, nos bastidores, tenta obter apoios para a reeleição do deputado federal jataiense, Leandro Vilela, do PMDB, sobrinho do ex-governador e ex-senador, atual prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela.
(...)
E as discordâncias não param por aí, o vereador Luís César de Castro, o Cesinha, prega, por sua vez, apoio à deputada federal Iris de Araújo e outro grupo estuda a possibilidade de amparar candidatura do deputado estadual Thiago Peixoto, também à deputado federal em uma dobradinha com o assessor especial de Juventude da Prefeitura de Goiânia, Cristian Gomes, que disputaria vaga na Assembleia Legislativa pela segunda vez consecutiva.
A moda da área azul...
Depois de implantada na cidade de Rio Verde – com o nome de área verde – e Jataí já ter levado a matéria em discussão; a Câmara dos Vereadores de Mineiros aprovou o projeto de lei de autoria do Poder Executivo criando o sistema de estacionamento rotativo pago, denominado “área azul” em vias e logradouros públicos do Município.
...chega também a Mineiros
A área do Sistema área azul de Mineiros será sinalizada e fiscalizada pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), que será a responsável pela administração e arrecadação dos valores. O expediente normal de operação do Sistema será nos dias úteis, de 2ª à 6ª em horário a ser regulamentado pela Administração Municipal. O estacionamento de veículos por períodos inferiores a 15 minutos estará dispensado do uso do Cartão Área Azul
(...)
Estão liberados, também, veículos oficiais de qualquer esfera de Governo, seus órgãos, autarquias e fundações, bem como dos Poderes Legislativo e Judiciário, desde que devidamente identificados conforme as especificações estabelecidas pelas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), e os veículos em serviços de utilidade pública.
Onde há fumaça...
Não é a primeira vez que “vaza” a informação de que o deputado federal e presidente do PR goiano, Sandro Mabel, teria abandonado as conversações com a “Nova Frente” para abrir diálogo com o prefeito Iris Rezende, do PMDB, na formatação de uma aliança para as eleições de outubro. Meados desta última semana o assunto voltou aos noticiários da capital.
...há fogo ou já houve incêndio
O próprio deputado nada confirma e o Governador Alcides Rodrigues, tenta apagar o fogo.
Mera semelhança...
Não se iluda e nem se engane com a semelhança entre “Nova Frente” e “Tempo Nova”. Os caminhos entre os partidos da Nova Frente, que até então tem a garantia – mesmo que frágil – da reunião do PP, DEM, PR, PTN, e possivelmente o PDT e o PCdoB, e o que resta do “Tempo Novo”, ou seja, uma sociedade entre o PSDB e o PTB são bem diferentes, contrastantes e praticamente, inconciliáveis.
...nada em comum
Enquanto a “Nova Frente” tem o comando natural e discreto do Governador Alcides Rodrigues, do PP; no “Tempo Novo” – ou no que resta dessa aliança – liderada pelo governadoriável tucano, Senador Marconi Perillo, não se pode nem mesmo mencionar essa liderança, pelo contrário, está evidente que já foi consolidada a separação entre PP e PSDB e o rompimento político entre Alcides e Perillo.
Divisor de águas
O pleito eleitoral deste ano, ou melhor, a disputa sucessória do inquilinato da Casa Verde, seguramente marcará o fim de um ciclo na política goiana. As duas maiores lideranças recentes da história política de Goiás, direta ou indiretamente se enfrentarão e se ambos, Iris Rezende, do PMDB, oriundo das forças pesedistas e Marconi Perillo, do PSDB, emergente consolidado nas bases da antiga UDN chegar ao enfrentamento frontal nas urnas, mesmo que por diferenças inimagináveis, seguramente operarão uma ruptura definitiva com os vínculos históricos do PSD e UDN, relegando essas antigas siglas para nada mais do que meras peças da história.

Sinceros agradecimentos!

"Não poderia inaugurar este BLOG, fruto de um trabalho sério, profissional e ético; sem registrar o meu agradecimento, primeiramente à Deus - autor e Senhor da minha vida e de tudo que eu faço - à Virgem Maria - a minhã Mãe Santíssima, minha protetora à quem eu dedico este trabalho - e ao meu amigo Saulo Prado que foi e é elemento fundamental nesta nova jornada; muito obrigado e que Deus o abençõe hoje e sempre ´Saulinho`".