Olá amigos...2010 será muito melhor!...diferente...

...e a seriedade e o compromisso com a ética continuam sendo nossas principais metas...
...mas o "seu" Blog de resumo noticioso de Jataí e Região não está devidamente "acabado". Mudanças atendendo sua sugestão deverão acontecer neste primeiro trimestre. Conto com sua visita e sua participação direta ou indireta nas mais recentes informações do mundo da política (e da notícia em geral) relacionadas à Jataí, à Região Sudoeste de Goiás, do Brasil e do mundo.


Forte Abraço!

Wellcome.
"Your" notice blog from Jatai and region will become better. Here, you´ll may access the most completly notice space and information view of the politics world from Jataí, Goiás South-West, such as the World.

Thank´s a lot for your visit



Itamar Cordeiro
Jornalista

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

OPINIÃO

UMA ZONA...NA CONCEPÇÃO REAL DA PALAVRA...

...Zona Eleitoral!...não passa mesmo de uma zona, numa das concepções pejorativas do vocábulo em que Aurélio Buarque de Holanda o define como: desordem, bagunça, confusão...

Em até bem pouco tempo eu, heroicamente, me orgulhava em viver “numa nação democrática, com ofertas de oportunidades homogêneas”; mater de um povo invejável que, entre outros valores elegeu sem nenhuma discriminação, um Presidente semi-analfabeto, mas que, por “sua grandeza” por certo entrará para a história, também, por ter sido ele, depois de tantos que o antecedeu, versados no castiço; quem assinou uma reforma ortográfica – ou acordo ortográfico, que no meu ínfimo conhecimento do vernáculo, de acordo mesmo, nada tem – mas que, se não de todo necessário, me inspira profunda boa vontade na unificação da ortografia de uma das línguas faladas (mesmo que mal-falada) pelo maior número de povos do planeta.

Há bem poucas luas, na verdade, nem mesmo depois de acompanhar a “epopéica” elevação de um negro – mesmo que graduado em Harward – à presidência da maior potência político-econômica da terra; eu ainda me orgulhava de submeter-me e subordinar-me a um governo representante legitimo (até então eu assim acreditava) do proletariado.

Cheguei a aplaudir e elogiar os incontáveis escândalos revelados dentro dos três poderes, acreditando estar presenciando o limiar de uma era em que lixo não teria apenas o monturo como destino, antes, seria reciclado; ou que a enxurrada de lama fosse canalizada pelo esgoto até lagoas de decantação com a finalidade de purificar o líquido dela resultante; mas, nada (ou tudo), ou quase nada (senão, quase tudo) jamais foi descentemente elucidado, e mais que isto (e, sobretudo), devidamente punidos exemplarmente os culpados.

Decepção!...Depois de acompanhar atentamente (e atônito) as incontáveis denúncias de desmandos, arbitrariedades, corrupção ativa e passiva, peculato...a Constituição Federal, que nunca fora (assim como deveria ser) intocável, limítrofe e magna, quase me faz crer que tenha sido reduzida a simples literatura histórica, senão (e por incontáveis vezes) ferida no seu cerne, decepada da sua essência ou subtraída convenientemente, páginas as mais relevantes do seu contexto varonil.

O direito límpido e determinante do voto, que constitucionalmente, deveria nortear os destinos da nação, indiscriminadamente, de norte a sul do país tem sido usado – salvo raras exceções – para blindar com os mesmos efeitos daquela que, oportunamente é ferida, àqueles que se servem da “imunidade parlamentar” ou do “foro privilegiado” para ofuscar ou negligenciar atos, fatos em artefatos para patrocinar a impunidade. Até estupro pode??!!

A zona eleitoral, que deveria representar o que o termo sugere, não obstante às investidas de poucos (ou raros) que fazem jus ao vocábulo “magnânimo” sugerido pela Carta Magna; mais se traduz ao pejorativo subentendido no sentido literal do vernáculo.

Enquanto isto, espero e sonho que tudo volte ao normal...enquanto há tempo – se é, que ainda há. Sonho, ávido para poder vislumbrar outra vez, tempos em que “Genuíno” era algo verdadeiro; que “Genro” era denominação honrosa de parentesco, mesmo que em linha indireta, destinado ao marido da filha; que “Severino” derivaria de severo ou seira vocábulo nobremente interpretado como nome abnegado de porteiro de prédio, comum aos nascidos no árido brasileiro; que “Freud” volte a ser “apenas” o criador da Psicanálise...

No meu sonho, “Dirceu”, “Palloci”, “Delúbio”, “Berzoini”, “Braga”, “Expedito Veloso”, “Gushiken”...sejam tão somente, nomes ou prenomes inscritos nos anais cartorários, senão, referência de fichários de presídios de segurança máxima! “Sarney”, uma experiência mal sucedida na história do Brasil, ou imortal benemérito da Academia Brasileira de Letras...? “Collor”, seria apenas uma expressão estrangeira ou uma marca de tinta camulfla mas debota rapidamente; não pode com a ação nem da chuva, nem do sol e só serviu mesmo, para "os caras - pintadas". “Lula”, seria lembrado nada mais que um fruto do mar de paladar refinado...

E, zona eleitoral...apenas a referência da localidade que todos cidadãos, cidadãs, jovens e adolescentes; negros, brancos, pardos, índios, amarelos, nisseis, cafuzos, mamelucos com direitos iguais; possem exercer uma das suas prerrogativas democráticas mais sagradas de uma república institucionalizada; a escolha dos seus governantes.

Itamar Cordeiro
Jornalista, Radialista, Cerimonialista,
colunista político dá Rádio Kativa FM e do Jornal Folha do Sudoeste ,
Titular deste noticioso eletrônico

domingo, 8 de novembro de 2009

Coluna da Semana de 08 a 14/09 - Ed. 959

________________________________________________
“Na política eleitoral ou eleitoreira, o ano termina no Natal e só recomeça em fevereiro, após o carnaval; mas no período intermediário, muitas decisões definem o cenário de um quadriênio” (IBCordeiro)
________________________________________________
Quase um shopping
O prédio do antigo Supermercado Lavourão, na Rua Manoel Vilela, esquina com a Av. Brasil, ao lado das sedes da PM e da 7ª CIRTRAN, na parte baixa da cidade será transformado em breve, num centro comercial no estilo galeria de lojas. O novo empreendimento que deverá chamar “Centro Comercial JK” vai contar com diversos tipos de lojas e produtos.
PF sob novo comando
A Delegacia Regional da Polícia Federal de Jataí com aproximadamente 15 anos de existência, atendendo atualmente uma população estimada em 550 mil habitantes, desde a quinta-feira, dia 5, está sob novo comando. O Superintendente Regional do Departamento de Polícia Federal em Goiás, delegado Carlos Antônio da Silva, deu posse ao delegado Manoel Vieira da Paz Filho, no cargo de titular em Jataí em substituição ao delegado André Viana de Andrade, que estava na chefia interina da unidade, cerca de 10 meses. Viana vai assumir novas funções dentro da Polícia Federal na capital do estado.
Saia, salto e coldre
Pela primeira vez na história da Polícia Militar em Jataí, uma mulher assume o comando do Grupo Tático do 15º Batalhão de Polícia Militar, o GPT. A tenente PM Selma assumiu no último dia 27 de outubro, o comando do grupo especial. Esta é a primeira vez que uma oficial feminina assume o comando de um grupamento especializado da PM/GO em todo o Estado.
Iris, de novo
Durante o encontro estadual do PMDB, realizado em Iporá, o deputado estadual jataíense, Romilton Moraes, defendeu que o candidato a governador pelo partido deve ser o prefeito de Goiânia Iris Rezende e durante o discurso, Romilton foi aplaudido pelo posicionamento.
(...)
Este é o quinto encontro que o PMDB realiza para discutir as eleições de 2010. Antes, o partido já se reuniu em Goiatuba, Goianésia, Posse e Planaltina.
Sob nova direção
O PMDB de Rio Verde está sob novo comando desde o dia 25 de outubro, onde assumiu os destinos da agremiação o ex-vereador Henrique Cruvinel. Em Jataí, nada de novo; o deputado federal Leandro Vilela, vai presidir o clã peemedebista por mais um mandato.
3ª Via em pauta
Uma sequência de reuniões (a portas fechadas) tem sido ambiente para se discutir as possibilidades de uma chapa viável, para representar a base governista numa terceira via no processo sucessório. Nesta quin­ta-fei­ra, dia 12, os lí­de­res do PR, San­dro Ma­bel; do DEM, Ro­nal­do Cai­a­do; do PP, Sér­gio Cai­a­do, e do PSB, Bar­bo­sa Ne­to; de­vem con­ver­sar com o go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues, no Pa­lá­cio das Es­me­ral­das, so­bre a es­co­lha do no­me do possível can­di­da­to do grupo. Há quem diga, dentro do próprio PP que o de­pu­ta­do Ma­bel é o que tem mais disposição e chances pa­ra aglutinar o grupo e dis­pu­tar o go­ver­no.
Somente do ninho
Não está descartada a possibilidade de “cha­pa pu­ra sangue” do PSDB para disputar a sucessão em 2010 em Goiás e o de­pu­ta­do federal mineirense, presidente regional dos tucanos no estado, Le­o­nar­do Vi­le­la é co­ta­do pa­ra ser o vi­ce do se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo.
_________________________________________________________________
CONTINUE TORNANDO SUA COLUNA RESUMINDO CADA VEZ MAIS INTERATIVA. CONTINUE PARTICIPANDO DA NOTÍCIA. ENVIANDO SUA OPINIÃO OU A SUA INFORMAÇÃO PARA RESUMINDO@HOTMAIL.COM E PARTICIPE ATIVAMENTE.
__________________________________________________________________

Sinceros agradecimentos!

"Não poderia inaugurar este BLOG, fruto de um trabalho sério, profissional e ético; sem registrar o meu agradecimento, primeiramente à Deus - autor e Senhor da minha vida e de tudo que eu faço - à Virgem Maria - a minhã Mãe Santíssima, minha protetora à quem eu dedico este trabalho - e ao meu amigo Saulo Prado que foi e é elemento fundamental nesta nova jornada; muito obrigado e que Deus o abençõe hoje e sempre ´Saulinho`".