Olá amigos...2010 será muito melhor!...diferente...

...e a seriedade e o compromisso com a ética continuam sendo nossas principais metas...
...mas o "seu" Blog de resumo noticioso de Jataí e Região não está devidamente "acabado". Mudanças atendendo sua sugestão deverão acontecer neste primeiro trimestre. Conto com sua visita e sua participação direta ou indireta nas mais recentes informações do mundo da política (e da notícia em geral) relacionadas à Jataí, à Região Sudoeste de Goiás, do Brasil e do mundo.


Forte Abraço!

Wellcome.
"Your" notice blog from Jatai and region will become better. Here, you´ll may access the most completly notice space and information view of the politics world from Jataí, Goiás South-West, such as the World.

Thank´s a lot for your visit



Itamar Cordeiro
Jornalista

domingo, 10 de janeiro de 2010

Coluna da Semana de 10 a 15/01 - Ed. 968



________________________________________________


“No cenário da política em ano eleitoral, período que antecede ao carnaval é laboratório para os personagens que querem atuar no palco, mas o eleitor não deve se furtar ao direito de escrever o roteiro do espetáculo” (IBCordeiro)


_____________________________________________________



Somente para maiores
A aquisição e o consume de bebidas alcoólicas por menores – que tem proibição prevista em lei – vem sendo difundida em Goiânia através da campanha Juventude sem Álcool. Em Jataí, o vereador Gênio Eurípedes, do PMDB, presidente do Poder legislativo solicitou ao Ministério Público que seja adotada a mesma iniciativa. Gênio Eurípedes sugere que a campanha tenha parceria da prefeitura e da Câmara de Vereadores.
Na boca do povo
Mesmo que não vingue, uma possível candidatura do ex-prefeito Fernando Peres, do PR, tem sido assunto das rodas dos politiqueiros de plantão em Jataí e até em alguns grupos na capital do estado. Mas, o próprio ex-prefeito, atualmente assessor do senador Marconi Perillo no sudoeste, e que passou toda esta semana em viagem de férias com a família, tudo não passa de especulações, embora ele confirme que tem sido bastante sondado por várias correntes políticas para disputar vaga na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa.
Festa na Segurança Pública
O Governo do Estado entregou quase duas mil novas viaturas para a Segurança Pública de Goiás, no final do ano. A Polícia Militar recebeu maior número delas, e um total de 34 veículos foram entregues ao 14º CRPM - Comandando Regional da Polícia Militar, com sede em Jataí, na manhã da última segunda-feira, dia 4. Em rápida solenidade realizada na praça da Matriz o Secretário Ernesto Roller, o comandante geral da PM de Goiás, coronel Carlos Antônio Elias e a deputada estadual Cilene Guimarães, do PR, estes representando ao governador Alcides Rodrigues, fizeram a entrega das viaturas que ficaram 14 unidades na cidade de Jataí, 5 em Mineiros, 2 em Serranópolis, Caçu, Lagoa Santa e Chapadão do Céu; e 1 viatura em Itajá, Aporé, Aparecida do Rio Doce, Perolândia, Portelândia e Itarumã.
(...)
Os prefeitos Wilmar, de Itarumã; Álvaro Francisco, de Lagoa Santa; Paulo Cunha, de Chapadão do Céu; Carlos Salgueiro, de Santa Rita do Araguaia; Ilton Justino, de Aparecida do Rio Doce; Sidney Pinheiro, de Serranópolis e Neiba Barcelos, de Mineiros vieram pessoalmente receber o benefício, mas o prefeito de Jataí foi representado pelo seu vice, Reni Franco Garcia.
Trabalhando nas férias
Os deputados estaduais, logo nos primeiros dias do ano, enfrentaram uma maratona de sessões extraordinárias para votar dezenas de matérias de autoria do Poder Executivo. A deputada jataiense, Cilene Guimarães, líder da bancada do PR na AL, todos os projetos do governo são de extrema importância, mas, destaca o Plano de Cargos e Salários para servidores da Segurança Pública de Goiás e a garantia de direitos iguais para os servidores da extinta Agamp que passam, também, a usufruir do adicional denominado PPR garantido aos lotados na Secretaria da Fazenda.
A bola da vez ou...
Odiado por alguns, mas, amado por muitos – principalmente, dentro do caldeirão peemedebista – o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, embora chamado por alguns adversários de “cacique” ou de “velho gagá”, queiram ou não, mesmo que pese a “tecnocratocracia” dos seguidores do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, é o nome forte e de credibilidade do PMDB com possibilidades de entrar no jogo sucessório deste ano em qualquer posição. Isto é o que mostra a maioria da imprensa goiana e principalmente, da capital do estado.
(...)
“Iris Rezende é versátil, carismático e respeitado para disputar desde o governo de Goiás ao senado da República ou defender o PMDB numa composição com o governo federal, como vice da ministra Dilma Rousseff”. É o que publicou um semanário goianiense nesta semana.
...a ave dos ovos de ouro
Por outro lado, deixando o Palácio das Esmeraldas cada vez mais em maus lençóis, nas articulações pró sucessão de Alcides Rodrigues, a terceira via – cantada em verso e prosa – que historicamente, não tem logrado sucesso em Goiás, não tem gerado boas expectativas nesses primeiros dias de 2010 e nem avançado, se não reforçado sorrateiramente as bases de sustentação tucanas que acenam desde o início do ano passado para uma polarização entre a pré-candidatura do senador Marconi Perillo e uma do PMDB, gerando clima tenso pelos corredores da sucessão.
(...)
A situação só não ficou mais tensa em 2009 porque os tucanos tinham cargos no Estado e pretendiam mantê-los. Agora, a tendência é de que os aliados do senador Marconi Perillo e o PSDB deixem o governo e assumam uma postura mais dura em relação ao governo Alcides Rodrigues. Na guerra fria entre pepistas e tucanos, o PMDB pode conquistar terreno.
Livre para voar
Mas para a deputada Cilene Guimarães, uma das seis representantes femininas da Assembleia, 2009 foi o ano da virada do governo Alcides Rodrigues, e, 2010 seria o ano da colheita. Ela acredita que o governo está mais livre e com maior bagagem para direcionar o processo sucessório na sua base.
O “vice e versa” sucessório
Parece que agora é para valer a formação da Nova Frente que pretende reunir PP, DEM, PR, PSB, PTN e PTdoB – mesmo que o resultado seja, na pior das hipóteses, a consolidação do distanciamento político do governador Alcides em relação ao senador Marconi. Parece também que, se antes, o PSDB queria descolar sua imagem do governador Alcides Rodrigues, agora, é o pepista que se afasta do tucanato. Houve um tempo, e bem recente, em que o PSDB foi quem traçou essa estratégia de descolar a imagem dos dois grupos, operação, no entanto, que acabou de certa forma, abortada.
Alegria e choro
O novo salário mínimo já faz a alegria do assalariado brasileiro mas pode complicar a situação de prefeitos, principalmente de cidades pequenas com menos de 50 mil habitantes, como é o caso de Serranópolis, Portelândia, Santa Rita do Araguaia, Aparecida do Rio Doce, Perolândia, Aporé, Itarumã, Itajá, Lagoa Santa e mais cerca de 50% dos municípios goianos. O aumento, associado à adoção do piso dos professores, pode ter levado esses municípios ao descumprimento do limite de gasto com pessoal previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal. A previsão é técnicos da Confederação Nacional dos Municípios.
PMDB ao comando do PT
Mesmo que peemedebistas apaixonados tentam se esquivar, queiram ou não, as diretrizes do partido estão de certa forma nas mãos do PT por vias do Palácio do Planalto. Como evidências disto um jornal da capital divulgou nesta semana, que o pre­fei­to de Go­i­â­nia, Iris Re­zen­de e o pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral, Hen­ri­que Mei­rel­les, ambos do PMDB – e principais nomes do partido para disputar a sucessão em Goiás – foram chamados pelo presidente Lula para se re­u­nir com ele, ain­da neste mês de ja­nei­ro, em Brasília com o ob­je­ti­vo de de­fi­nir o no­me do can­di­da­to peemedebista ao go­ver­no de Go­i­ás, nas elei­ções de 3 de ou­tu­bro.


________________________________________________________________
CONTINUE TORNANDO SUA COLUNA RESUMINDO CADA VEZ MAIS INTERATIVA. CONTINUE PARTICIPANDO DA NOTÍCIA. ENVIANDO SUA OPINIÃO OU A SUA INFORMAÇÃO PARA RESUMINDO@HOTMAIL.COM E PARTICIPE ATIVAMENTE.


__________________________________________________________________

Sinceros agradecimentos!

"Não poderia inaugurar este BLOG, fruto de um trabalho sério, profissional e ético; sem registrar o meu agradecimento, primeiramente à Deus - autor e Senhor da minha vida e de tudo que eu faço - à Virgem Maria - a minhã Mãe Santíssima, minha protetora à quem eu dedico este trabalho - e ao meu amigo Saulo Prado que foi e é elemento fundamental nesta nova jornada; muito obrigado e que Deus o abençõe hoje e sempre ´Saulinho`".