Olá amigos...2010 será muito melhor!...diferente...

...e a seriedade e o compromisso com a ética continuam sendo nossas principais metas...
...mas o "seu" Blog de resumo noticioso de Jataí e Região não está devidamente "acabado". Mudanças atendendo sua sugestão deverão acontecer neste primeiro trimestre. Conto com sua visita e sua participação direta ou indireta nas mais recentes informações do mundo da política (e da notícia em geral) relacionadas à Jataí, à Região Sudoeste de Goiás, do Brasil e do mundo.


Forte Abraço!

Wellcome.
"Your" notice blog from Jatai and region will become better. Here, you´ll may access the most completly notice space and information view of the politics world from Jataí, Goiás South-West, such as the World.

Thank´s a lot for your visit



Itamar Cordeiro
Jornalista

domingo, 24 de janeiro de 2010

Coluna da Semana de 24 a 30/01 - Ed. 970

__________________________________________________
“Em ano eleitoral, sola de sapato, pneus de carros e combustível de avião são artefatos gastos em abundância, tudo pela manutenção ou conquista do poder”(IBCordeiro)
_________________________________________________


Leitura itinerante
Com o título de “Caixa de Leitura”, a Prefeitura de Jataí através da Secretaria da Cultura lançou na manhã deste domingo, dia 24 em frente ao Presídio Público Municipal, no Bairro Sebastião Herculano, um projeto-piloto que visa levar uma mini-biblioteca caixa contendo cerca de 180 livros aos moradores do setor, privilegiando-se as crianças e jovens com o objetivo de diminuir a distância entre o livro e as comunidades, especialmente crianças e jovens.
(...)
Esta foi a primeira caixa de leitura que a Secretaria e a Biblioteca Municipal disponibilizaram para moradores de setores distantes da cidade. E a idéia da Cultura é disponibilizar brevemente outras Caixas em vários setores.
Vara federal para Jataí
Os Presidentes da OAB-GO, Henrique Tiburcio e de Jataí, Mário Ibrahim do Prado e sua vice Simone Oliveira Gomes; os Conselheiros da OAB-GO por Jataí, Ayres Furquim e Francisco Barbosa Garcia; o Prefeito de Jataí, Humberto Machado, e os deputados, Estadual, Romilton Moraes e Federal, Leandro Vilela, todos do PMDB, estarão reunidos na próxima terça-feira, dia 26 de janeiro, às 16h na Justiça Federal em Goiânia, com autoridades do Conselho da Justiça Federal para discussões finais sobre a destinação de uma Vara Federal para Jataí.
Festa da diplomação
Diretores da subseção da OAB de Jataí serão diplomados em evento festivo marcado para o próximo dia 11 de fevereiro, uma quinta-feira em solenidade festiva que acontecerá às 20h no Centro de Eventos e Cultura Dom Benedito Domingos Cóscia. O Presidente da OAB-GO, Henrique Tiburcio; o Tesoureiro da OAB-Nacional, Miguel Ângelo Sampaio Cançado; Diretores da CASAG, representantes de Goiás no Conselho Federal da OAB-GO, vários conselheiros estaduais da OAB-GO, presidentes de Subseções de varias cidades, o Prefeito Municipal de Jataí, vereadores, várias autoridades políticas, classistas, de Órgãos do Poder Judiciário, representantes de Órgãos Públicos Federais e Estaduais, já confirmaram presença ao evento.
“Servir com amor”
Este será o lema episcopal do bispo eleito da Diocese de Jataí monsenhor José Luiz Majella Delgado, que, já se despediu das suas funções que há dois anos e meio exercia na sede da CNBB, em Brasília, como subsecretário adjunto geral da instituição. Depois de deixar a CNBB, monsenhor Majella, segue para Aparecida, SP, onde vai organizar os preparativos para sua ordenação episcopal, que acontecerá no dia 27 de fevereiro, e a posse, que está marcada para o dia 6 de março.
(...)
O futuro bispo de Jataí que será ordenado pelo bispo presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha já está com sua posse marcada para dia 6 de março, foi nomeado no último dia 16 de dezembro, pelo papa Bento XVI, para suceder a Dom Aloísio Hilário de Pinho, que teve sua renúncia aceita pelo papa por causa da idade.
Com esta a Perdigão não contava
Uma dos artifícios que atraiu a indústria perdigão para Rio Verde foi a isenção do ISS – o Imposto sobre Serviços – ratificados em lei pelo pre­fei­to Pau­lo Ro­ber­to Cu­nha, do PP. O pre­fei­to Ju­ra­ci Mar­tins, do DEM, re­cor­reu e a Jus­ti­ça de­ci­diu pela in­cons­ti­tu­ci­o­nalidade da lei. A Per­di­gão vai ter que recolher o ISS aos cofres rio-verdenses.
Prudência e experiência...
Raposa velha da política, o Prefeito de Goiânia, Iris Rezende, do PMDB já se fartou de aguardar a eterna indecisão do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, sobre sua possível candidatura ao governo. Informações desta coluna na capital do estado dão conta de que logo após o Carnaval ele dará início a sua pré-campanha com várias visitas e reuniões com lideranças do interior.
...levam Iris às bases
Uma das primeiras cidades a receber o pré-governadoriável deverá ser Jataí, assim como Quirinópolis e Catalão. Mesmas fontes dão conta de que os prefeitos Humberto Machado, Gilmar Alves da Silva e Velomar Rios, peemedebistas governantes dos três municípios consecutivamente, já se preparam para receber o ex-governador e sua comitiva.
Pé na estrada
De olho na reeleição, o deputado estadual rio-verdense, Padre Ferreira, do PSDB iniciará, em fevereiro, uma verdadeira maratona nos municípios do interior, com atenção especial às bases que o elegeram. Quem já vem fazendo esta mesma maratona há vários dias com os mesmos objetivos – quase não descansou um só dia neste recesso parlamentar – é a deputada jataiense, Cilene Guimarães, do PR.
Estado de alerta!
Os tucanos – mesmo que ainda não queiram admitir – estão sozinhos no processo sucessório, mesmo que o Senador Marconi Perillo, nome forte do PSDB para disputar seu retorno à Casa Verde, ainda apareça bem na foto dos pretensos candidatos ao governo de Goiás. Na verdade, não há dúvidas de que a luz vermelha já acendeu no ninho a ponto de que os tucanos – que antes apimentavam o rompimento com a base aliada – agora tentam neutralizar este aforismo.
Nos bastidores da sucessão(I)
Por enquanto, os prováveis candidatos da Nova Frente têm demonstrado coesão no discurso. A ordem é dizer que seja qual for o nome escolhido, este terá o apoio de todos. Neste barco estão os deputados federais Ronaldo Caiado, do DEM; Sandro Mabel, PR; o secretário da Fazenda, Jorcelino Braga e o secretário da Segurança Pública, Ernesto Roller, ambos do PP. Nomes que, embora possam representar “fato novo” – que em política tem grande peso – mas que, no fiel da balança onde estão Iris Rezende ou Henrique Meirelles, do PMDB e Marconi Perillo, do PSDB; no contra-peso, podem não pesar o suficiente para garantir a vitória dos governistas.
Nos bastidores da sucessão(II)
Enquanto isto, a pauta política está, definitivamente, incluída na agenda do governador Alcides Rodrigues, do PP, desde o início deste ano, embora o estilo continue o mesmo. Alcides Rodrigues assume o papel de principal articulador da candidatura que ele e o PP nomeiam de “preferencial”. Além disso, coloca-se como figura de destaque no processo eleitoral, que até bem pouco tempo tinha como únicos protagonistas os pré-candidatos do PMDB e do PSDB.
Operação pente fino
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Demóstenes Torres, disse que pretende formar um grupo de parlamentares para fazer uma devassa nas contas do Senado. O objetivo é evitar que eles sejam surpreendidos pelos seguidos escândalos de farra com o dinheiro público, como a que permitiu o uso da cota aérea acumulada em 2009 em viagens durante o período de campanha eleitoral este ano.

________________________________________________________________

CONTINUE TORNANDO SUA COLUNA RESUMINDO CADA VEZ MAIS INTERATIVA. CONTINUE PARTICIPANDO DA NOTÍCIA. ENVIANDO SUA OPINIÃO OU A SUA INFORMAÇÃO PARA RESUMINDO@HOTMAIL.COM E PARTICIPE ATIVAMENTE.
__________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinceros agradecimentos!

"Não poderia inaugurar este BLOG, fruto de um trabalho sério, profissional e ético; sem registrar o meu agradecimento, primeiramente à Deus - autor e Senhor da minha vida e de tudo que eu faço - à Virgem Maria - a minhã Mãe Santíssima, minha protetora à quem eu dedico este trabalho - e ao meu amigo Saulo Prado que foi e é elemento fundamental nesta nova jornada; muito obrigado e que Deus o abençõe hoje e sempre ´Saulinho`".