Olá amigos...2010 será muito melhor!...diferente...

...e a seriedade e o compromisso com a ética continuam sendo nossas principais metas...
...mas o "seu" Blog de resumo noticioso de Jataí e Região não está devidamente "acabado". Mudanças atendendo sua sugestão deverão acontecer neste primeiro trimestre. Conto com sua visita e sua participação direta ou indireta nas mais recentes informações do mundo da política (e da notícia em geral) relacionadas à Jataí, à Região Sudoeste de Goiás, do Brasil e do mundo.


Forte Abraço!

Wellcome.
"Your" notice blog from Jatai and region will become better. Here, you´ll may access the most completly notice space and information view of the politics world from Jataí, Goiás South-West, such as the World.

Thank´s a lot for your visit



Itamar Cordeiro
Jornalista

domingo, 24 de janeiro de 2010

Coluna da Semana de 24 a 30/01 - Ed. 970

__________________________________________________
“Em ano eleitoral, sola de sapato, pneus de carros e combustível de avião são artefatos gastos em abundância, tudo pela manutenção ou conquista do poder”(IBCordeiro)
_________________________________________________


Leitura itinerante
Com o título de “Caixa de Leitura”, a Prefeitura de Jataí através da Secretaria da Cultura lançou na manhã deste domingo, dia 24 em frente ao Presídio Público Municipal, no Bairro Sebastião Herculano, um projeto-piloto que visa levar uma mini-biblioteca caixa contendo cerca de 180 livros aos moradores do setor, privilegiando-se as crianças e jovens com o objetivo de diminuir a distância entre o livro e as comunidades, especialmente crianças e jovens.
(...)
Esta foi a primeira caixa de leitura que a Secretaria e a Biblioteca Municipal disponibilizaram para moradores de setores distantes da cidade. E a idéia da Cultura é disponibilizar brevemente outras Caixas em vários setores.
Vara federal para Jataí
Os Presidentes da OAB-GO, Henrique Tiburcio e de Jataí, Mário Ibrahim do Prado e sua vice Simone Oliveira Gomes; os Conselheiros da OAB-GO por Jataí, Ayres Furquim e Francisco Barbosa Garcia; o Prefeito de Jataí, Humberto Machado, e os deputados, Estadual, Romilton Moraes e Federal, Leandro Vilela, todos do PMDB, estarão reunidos na próxima terça-feira, dia 26 de janeiro, às 16h na Justiça Federal em Goiânia, com autoridades do Conselho da Justiça Federal para discussões finais sobre a destinação de uma Vara Federal para Jataí.
Festa da diplomação
Diretores da subseção da OAB de Jataí serão diplomados em evento festivo marcado para o próximo dia 11 de fevereiro, uma quinta-feira em solenidade festiva que acontecerá às 20h no Centro de Eventos e Cultura Dom Benedito Domingos Cóscia. O Presidente da OAB-GO, Henrique Tiburcio; o Tesoureiro da OAB-Nacional, Miguel Ângelo Sampaio Cançado; Diretores da CASAG, representantes de Goiás no Conselho Federal da OAB-GO, vários conselheiros estaduais da OAB-GO, presidentes de Subseções de varias cidades, o Prefeito Municipal de Jataí, vereadores, várias autoridades políticas, classistas, de Órgãos do Poder Judiciário, representantes de Órgãos Públicos Federais e Estaduais, já confirmaram presença ao evento.
“Servir com amor”
Este será o lema episcopal do bispo eleito da Diocese de Jataí monsenhor José Luiz Majella Delgado, que, já se despediu das suas funções que há dois anos e meio exercia na sede da CNBB, em Brasília, como subsecretário adjunto geral da instituição. Depois de deixar a CNBB, monsenhor Majella, segue para Aparecida, SP, onde vai organizar os preparativos para sua ordenação episcopal, que acontecerá no dia 27 de fevereiro, e a posse, que está marcada para o dia 6 de março.
(...)
O futuro bispo de Jataí que será ordenado pelo bispo presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha já está com sua posse marcada para dia 6 de março, foi nomeado no último dia 16 de dezembro, pelo papa Bento XVI, para suceder a Dom Aloísio Hilário de Pinho, que teve sua renúncia aceita pelo papa por causa da idade.
Com esta a Perdigão não contava
Uma dos artifícios que atraiu a indústria perdigão para Rio Verde foi a isenção do ISS – o Imposto sobre Serviços – ratificados em lei pelo pre­fei­to Pau­lo Ro­ber­to Cu­nha, do PP. O pre­fei­to Ju­ra­ci Mar­tins, do DEM, re­cor­reu e a Jus­ti­ça de­ci­diu pela in­cons­ti­tu­ci­o­nalidade da lei. A Per­di­gão vai ter que recolher o ISS aos cofres rio-verdenses.
Prudência e experiência...
Raposa velha da política, o Prefeito de Goiânia, Iris Rezende, do PMDB já se fartou de aguardar a eterna indecisão do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, sobre sua possível candidatura ao governo. Informações desta coluna na capital do estado dão conta de que logo após o Carnaval ele dará início a sua pré-campanha com várias visitas e reuniões com lideranças do interior.
...levam Iris às bases
Uma das primeiras cidades a receber o pré-governadoriável deverá ser Jataí, assim como Quirinópolis e Catalão. Mesmas fontes dão conta de que os prefeitos Humberto Machado, Gilmar Alves da Silva e Velomar Rios, peemedebistas governantes dos três municípios consecutivamente, já se preparam para receber o ex-governador e sua comitiva.
Pé na estrada
De olho na reeleição, o deputado estadual rio-verdense, Padre Ferreira, do PSDB iniciará, em fevereiro, uma verdadeira maratona nos municípios do interior, com atenção especial às bases que o elegeram. Quem já vem fazendo esta mesma maratona há vários dias com os mesmos objetivos – quase não descansou um só dia neste recesso parlamentar – é a deputada jataiense, Cilene Guimarães, do PR.
Estado de alerta!
Os tucanos – mesmo que ainda não queiram admitir – estão sozinhos no processo sucessório, mesmo que o Senador Marconi Perillo, nome forte do PSDB para disputar seu retorno à Casa Verde, ainda apareça bem na foto dos pretensos candidatos ao governo de Goiás. Na verdade, não há dúvidas de que a luz vermelha já acendeu no ninho a ponto de que os tucanos – que antes apimentavam o rompimento com a base aliada – agora tentam neutralizar este aforismo.
Nos bastidores da sucessão(I)
Por enquanto, os prováveis candidatos da Nova Frente têm demonstrado coesão no discurso. A ordem é dizer que seja qual for o nome escolhido, este terá o apoio de todos. Neste barco estão os deputados federais Ronaldo Caiado, do DEM; Sandro Mabel, PR; o secretário da Fazenda, Jorcelino Braga e o secretário da Segurança Pública, Ernesto Roller, ambos do PP. Nomes que, embora possam representar “fato novo” – que em política tem grande peso – mas que, no fiel da balança onde estão Iris Rezende ou Henrique Meirelles, do PMDB e Marconi Perillo, do PSDB; no contra-peso, podem não pesar o suficiente para garantir a vitória dos governistas.
Nos bastidores da sucessão(II)
Enquanto isto, a pauta política está, definitivamente, incluída na agenda do governador Alcides Rodrigues, do PP, desde o início deste ano, embora o estilo continue o mesmo. Alcides Rodrigues assume o papel de principal articulador da candidatura que ele e o PP nomeiam de “preferencial”. Além disso, coloca-se como figura de destaque no processo eleitoral, que até bem pouco tempo tinha como únicos protagonistas os pré-candidatos do PMDB e do PSDB.
Operação pente fino
O presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Demóstenes Torres, disse que pretende formar um grupo de parlamentares para fazer uma devassa nas contas do Senado. O objetivo é evitar que eles sejam surpreendidos pelos seguidos escândalos de farra com o dinheiro público, como a que permitiu o uso da cota aérea acumulada em 2009 em viagens durante o período de campanha eleitoral este ano.

________________________________________________________________

CONTINUE TORNANDO SUA COLUNA RESUMINDO CADA VEZ MAIS INTERATIVA. CONTINUE PARTICIPANDO DA NOTÍCIA. ENVIANDO SUA OPINIÃO OU A SUA INFORMAÇÃO PARA RESUMINDO@HOTMAIL.COM E PARTICIPE ATIVAMENTE.
__________________________________________________________________

Coluna da Semana de 16 a 23/01 - Ed. 969

__________________________________________________
“Nada é mais temeroso para um político do que mancha a na sua imagem que possa resultar em prejuízos eleitorais” (IBCordeiro)
_______________________________________________________
Tempo de mudanças (I)
Embora, o Centro Administrativo de Jataí nada ainda tenha acenado com relação a substituições na equipe do atual governo municipal, pelas bandas do Poder Legislativo, mesmo que em circuito bastante fechado, há rumores e muita vontade que o Prefeito Humberto Machado, do PMDB faça, no mínimo, quatro substituições na sua equipe de primeiro escalão.
Corte na própria carne
Já em Rio Verde, o prefeito Juraci Martins, do DEM, já anunciou alterações pontuais que, conforme ele mesmo disse em coletiva com a imprensa na última terça-feira, dia 12, “é corte na própria carne”. Segundo Juraci, ele teve que tomar vários comprimidos para dor de cabeça, porque eu tinha que fazer a primeira reforma administrativa da sua vida.
(...)
Mas o chefe do executivo rio-verdense explicou que “não era questão de punir colegas, mas, porque o governo municipal precisa dar resultados para 180 mil pessoas do seu município e que seu compromisso maior é com a população de Rio Verde”.
Recesso atípico...
O que em outras épocas seria diferente, neste ano de 2010, em vésperas de eleições estaduais e nacional, políticos de todos os matizes e, inclusive, de todos os níveis – principalmente titulares e pretensos postulantes de cadeiras legislativas – não só circulam freneticamente pelas suas bases eleitorais, como não desgrudam dos seus redutos políticos – e até da Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado da República – para garantir ou conquistar espaços que deverão ser consolidados nas eleições de outubro deste ano.
...e articulações eleitorais
Com esse mesmo objetivo, até o governador Alcides Rodrigues, do PP, se empenha em demonstrar que o processo de articulação entre os partidos que compõem sua base continua e que seu grupo tem um norte e com este intuito anunciou para os próximos dias a realização de mais uma reunião com os integrantes dos partidos da Nova Frente.
(...)
Fontes concretas desta coluna na capital do estado dão conta de que quase que diariamente, o governador tem repetido que a Nova Frente, formada pelo PP, DEM, PR, PTN, e possivelmente o PDT e o PCdoB, terá um candidato e anunciará o seu nome no momento oportuno.
Usando legalmente a máquina...
Para tentar garantir – ou aglutinar mais densidade eleitoral – o governo tem usado ao máximo, artifícios legais, onde a máquina administrativa, apoiada pela sua base política na Assembleia Legislativa pode atuar.
... para neutralizar adversários
Desde os primeiros dias deste ano os deputados vêm sendo convocados para votar matérias que beneficiam diretamente a uma grande massa votante no estado, o funcionalismo público estadual. Depois de beneficiar a segurança pública (inclusive, com o investimento de quase R$ 100 mi em novas viaturas para as forças policiais), Alcides Rodrigues vai as­vi­ar um pa­co­te pa­ra fa­vo­re­cer os tra­ba­lha­do­res da edu­ca­ção e da as­ú­de. Esse é um ni­ho que tra­di­cio­nal­men­te apóia um virtual e iminente adversário no processo sucessório, o senador tucano Mar­co­ni Perillo.
Candidato de um projeto amplo
Depois de ficar aparentemente, neutro ou apático ao processo sucessório, na última sex­ta-fei­ra, 15, de­pois de pas­sar a se­ma­na en­tre­gan­do vi­a­tu­ras pa­ra a po­lí­cia no in­te­ri­or do Es­ta­do, o se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, Er­nes­to Rol­ler, do PP, admitiu que, poderá ser can­di­da­to ao go­ver­no e Rol­ler foi ta­xa­ti­vo: “Pos­so dis­pu­tar, pois não sou po­lí­ti­co de fu­gir de de­sa­fi­os. Mas con­cor­rer a go­ver­na­dor não é um pro­je­to pes­so­al. É uma ques­tão de con­vic­ção, mas pre­ci­sa ser re­sul­ta­do de pro­je­to e de am­plo apoio po­lí­ti­co”.
Quadrangular político de 2010
Se as elei­ções fos­sem ho­je, o ce­ná­rio das cos­tu­ras po­lí­ti­cas em Go­i­ás indicaria qua­tro can­di­da­tu­ras ao go­ver­no: a tu­ca­na reunindo o PSDB, PTB, PPS, PTC e PMN; a pe­e­me­de­bis­ta que seria protagonizada no cenário do PMDB, PT, PSC, PDT, PCdoB e PRB; a go­ver­nis­ta, pontuada na Nova Frente PP, DEM, PR, PSB, PTN, PTdoB e a de es­quer­da que deve aglutinar os nanicos, PSol, PSTU e PCB. Destas qua­tro can­di­da­tu­ras a go­ver­na­dor, dois no­mes já con­fir­maram pré-can­di­da­tu­ra: o se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, do PSDB e o di­re­tor exe­cu­ti­vo do Sin­di­ca­to dos Ur­ba­ni­tá­rios do Es­ta­do de Go­i­ás (Sti­u­eg) Was­hing­ton Fra­ga, do PSol.
No tabuleiro do jogo (I)
As eleições de outubro deste ano terão novas regras. A nova lei, entre outras pontuações importantes, estabelece que o Tribunal Superior Eleitoral, os tribunais regionais eleitorais e os juízos eleitorais serão foros para apresentação de provas contra candidatos que descumprirem a legislação.
No tabuleiro do jogo (II)
Outra mudança importante foi a que limitou a quatro metros quadrados as faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições em bens de uso particular e ainda definiu multa de R$ 2 mil a R$ 8 mil aos que infringirem essa norma. Anteriormente, a multa só era aplicada a quem fazia propaganda em bens públicos. Também ficou definido que árvores e jardins localizados em áreas públicas, além de muros, cercas e tapumes, não são locais em que podem ser afixadas propagandas eleitorais.
No tabuleiro do jogo (III)
A propaganda em bens particulares não necessita de obtenção de licença municipal ou de autorização da Justiça Eleitoral. Isso inclui a fixação de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições, desde que não excedam a 4 metros quadrados. É proibido qualquer tipo de pagamento em troca de espaço para essa finalidade. Em caso de infração, o responsável fica sujeito a multa de R$ 2 mil a R$ 8 mil.
(...)

Entre as principais alterações implícitas na nova legislação eleitoral, de número 12.034/09, está a que garante que para a caracterização da compra de votos, não é necessário pedido explícito, bastando a evidência da má intenção. O candidato que praticar atos de violência ou grave ameaça, com o fim de obter voto, está sujeito à cassação do registro ou do diploma. A representação contra essas condutas poderá ser feita até a data da diplomação. (Veja a íntegra da Lei 12.034/09 em www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12034.htm)
Fechando o cerco...
A Câmara dos Deputados ou o Senado poderá ter poderes para evitar que parlamentares com processos na justiça fiquem protegidos pela imunidade parlamentar. A proposta é do senador Goiano, Demóstenes Torres, do DEM, presidente da Comissão de Justiça e Constituição do senado que, também, visa impedir que parlamentares fichas sujas se livrem de processos de perda de mandato que tenham sofrido antes da eleição ou reeleição para uma das casas do Congresso Nacional e use o novo mandato como escudo protetor.
...aos “ficha suja”
A proposta altera o Art. 55 da Constituição Federal, que, ganharia mais um parágrafo com a nova regra.
________________________________________________________________
CONTINUE TORNANDO SUA COLUNA RESUMINDO CADA VEZ MAIS INTERATIVA. CONTINUE PARTICIPANDO DA NOTÍCIA. ENVIANDO SUA OPINIÃO OU A SUA INFORMAÇÃO PARA RESUMINDO@HOTMAIL.COM E PARTICIPE ATIVAMENTE.
__________________________________________________________________

Sinceros agradecimentos!

"Não poderia inaugurar este BLOG, fruto de um trabalho sério, profissional e ético; sem registrar o meu agradecimento, primeiramente à Deus - autor e Senhor da minha vida e de tudo que eu faço - à Virgem Maria - a minhã Mãe Santíssima, minha protetora à quem eu dedico este trabalho - e ao meu amigo Saulo Prado que foi e é elemento fundamental nesta nova jornada; muito obrigado e que Deus o abençõe hoje e sempre ´Saulinho`".