Olá amigos...2010 será muito melhor!...diferente...

...e a seriedade e o compromisso com a ética continuam sendo nossas principais metas...
...mas o "seu" Blog de resumo noticioso de Jataí e Região não está devidamente "acabado". Mudanças atendendo sua sugestão deverão acontecer neste primeiro trimestre. Conto com sua visita e sua participação direta ou indireta nas mais recentes informações do mundo da política (e da notícia em geral) relacionadas à Jataí, à Região Sudoeste de Goiás, do Brasil e do mundo.


Forte Abraço!

Wellcome.
"Your" notice blog from Jatai and region will become better. Here, you´ll may access the most completly notice space and information view of the politics world from Jataí, Goiás South-West, such as the World.

Thank´s a lot for your visit



Itamar Cordeiro
Jornalista

quarta-feira, 10 de março de 2010

Coluna da Semana de 28/02 a 13/03 - Ed. 975

____________________________________________________
“Fidelidade partidária pode limitar ao político mandatário mudança de bandeira o que não o impede de adotar outra que convenientemente lhe seja mais favorável para a mantença do poder” (IBCordeiro)
______________________________________________
Niver suprapartidário
As comemorações do natalício do Senador Marconi Perillo, do PSDB, segundo alguns diários da capital, reuniu cerca de 40 mil pessoas na última sexta-feira, dia 5, no Atlanta Music Hall em Aparecida de Goiânia. No meio da multidão que foi abraçar o candidatíssimo a candidato a voltar a ocupar a Casa Verde estavam nomes pouco prováveis, como o Deputado Federal Sandro Mabel, do PR; Sandes Jr, do PP e Luiz Bittencourt, do PMDB.
(...)
Personalidades ilustres, como o ex-governador Geraldo Alkmim se misturaram aos mais de 150 prefeitos, centenas de vereadores e vice-prefeitos de todo o Estado, além de populares. Dezenas de ex-prefeitos também marcaram presenças, entre eles, Fernando Peres, Jataí, amigo próximo do aniversariante e seu representante no sudoeste goiano.
Prestígio do novo Bispo
A cerimônia de posse do novo Bispo da Diocese de Jataí, Dom José Luiz Majella Delgado, ocorrida neste sábado, dia 6, na Catedral do Divino Espírito Santo mostrou prestígio e carisma do novo pastor da Igreja Católica de Jataí, além da Catedral e da praça que a circunda superlotadas, 19 bispos, arcebispos – entre eles, D. Whashigton Cruz e Dom Antônio, metropolitano e emérito de Goiânia consecutivamente e Dom João Braz, do Distrito Federal – além de autoridades civis e militares, como o Prefeito de Jataí, Humberto Machado, do PMDB; de Itarumã, Wilmar Bento Severino, do PSDB e de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela; o comandante regional da Polícia militar de Jataí, Coronel Ednilson Nicolau dos Santos; o deputado federal Leandro Vilela, do PMDB; os deputados estaduais Padre Ferreira, do PSDB de Rio Verde, Cilene Guimarães, do PR e Romilton Moraes, do PMDB - estes últimos, de Jataí; e o Governador Alcides Rodrigues.
(...)
Além de milhares de populares, Dom Majella foi saudado ainda por mais de 200 padres, religiosas, religiosos, diáconos e seminaristas.
Gesto de solidariedade...
Em virtude das drásticas conseqüências devido à enchente ocorrida na última semana em Jataí, que atingiu mais de 500 pessoas e deixou mais de 100 famílias desabrigadas, o Governador Alcides Rodrigues, do PP, quando da sua visita a Jataí neste sábado, dia 6 para a missa da posse de Dom Majella, novo Bispo da Diocese de Jataí, anunciou ajuda de R$ 500 mil para ajuda às vitimas. E, a OAB de Jataí, sensibilizada com as vitimas do acidente, nomeou uma comissão composta pelas advogadas Simone Oliveira Gomes, Lorena Ferreira Barbosa Ragagnin e Elita Maria de Carvalho Lima, para buscar doações em favor das vitimas.
...pelas vitimas da enchente
A campanha está sendo feita junto à classe de advogados e estagiários de Jataí, uma vez que junto à sociedade já existem inúmeras instituições e o Próprio Poder Público fazendo campanha. Os donativos podem ser feitos diretamente aos integrantes da comissão que já estão mantendo contato com todos os advogados, ou na Secretaria de Promoção Social da Prefeitura Municipal de Jataí. Doações também podem ser feitas na Kativa FM, TV Jataí, Rádio Difusora de Jataí ou Rádio Sucesso.
(...)
Esta não é a primeira vez que a OAB de Jataí se mobiliza para causas humanitárias. No último dia 19 de fevereiro a entidade encaminhou através da Secretaria de Cidadania e Trabalho do Governo de Goiás mais de 10 (dez) toneladas de donativos para ser enviadas as vitimas do terremoto do Haiti, numa campanha que durou 24 dias.
Cilene cobra no TJ...
Na ultima terça-feira 02, a Deputada Estadual Cilene Guimarães, líder da bancada do PR na Assembleia Lagislativa, se reuniu em Goiânia com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Desembargador Paulo Teles, tratando de vários assuntos, dentre eles cobrando a conclusão das obras do prédio do novo Fórum de Jataí.
...término do Fórum de Jataí
Conforme a deputada ela obteve a garantia do Presidente do TJ de que a Construtora vencedora da licitação entrou com pedido de adiamento do prazo para entrega da obra, o qual foi indeferido, devendo, portanto, ser entregue o Novo Fórum de Jataí a população no máximo até o aniversário da cidade de Jataí por volta do dia 31 de maio deste ano.
Comarca de Serranópolis...
Na mesma audiência no TJ, Cilene Guimarães, reivindicou do desembargador Paulo Teles, agilidade na efetivação a Comarca de Serranópolis.
...será efetivada em abril
O presidente do TJ garantiu que provavelmente em abril deste ano já terá a nomeação do Juiz para a nova Comarca de Serranópolis, e no mesmo ato abrirá edital de concurso para provimento do quadro de funcionários para operacionalização dos trabalhos.
Sonhos próximos da realidade
O deputado federal jataiense, Leandro Vilela, do PMDB, cobrou no Ministério dos Transportes agilidade no início das obras de duplicação da BR-060, trecho que liga Goiânia a Jataí, no sudoeste goiano.
(...)
Na mesma ocasião, o parlamentar esteve com o presidente da Valec Engenharia, José Francisco das Neves, Juquinha, que segundo ele, voltou a garantir que a região sudoeste de Goiás esta incluída na rota da Ferrovia Norte-Sul.
________________________________________________________
CONTINUE TORNANDO SUA COLUNA RESUMINDO CADA VEZ MAIS INTERATIVA. CONTINUE PARTICIPANDO DA NOTÍCIA. ENVIANDO SUA OPINIÃO OU A SUA INFORMAÇÃO PARA RESUMINDO@HOTMAIL.COM E PARTICIPE ATIVAMENTE.
____________________________________________________________

Coluna da Semana de 21 a 27/02 - Ed. 974

________________________________________
“Agonia de político pode não ter cura mas o remédio é sempre a conquista ou manutenção do poder” (IBCordeiro)
____________________________________________
Câmara de Jataí poderá...
O arquiteto da prefeitura Rafael Alves, apresentou o projeto arquitetônico para a construção do anexo, que será construído no centro da Praça da Bandeira, atrás do Palácio das Abelhas. Com um custo estimado de R$ 1 mi, o novo prédio, de 850 metros quadrados com capacidade para 350 lugares deve ficar pronto em seis meses de construção. A construção do novo plenário e adaptação do Palácio das Abelhas serão para receber os novos sete vereadores que deverão ser incorporados aos atuais dez a partir de 2013.
...ter novo plenário
A maquete digitalizada foi apresentada durante reunião realizada na manhã desta sexta-feira, dia 19, com a presença de vereadores, do prefeito Humberto Machado, do vice Reni Franco Garcia, funcionários do legislativo e de populares.
(...)
Conforme o projeto, para que o anexo seja construído, não será derrubada nenhuma das grandes árvores que circundam a praça e nem alterada a histórica fachada do edifício que já foi sede da prefeitura. Segundo o arquiteto, haverá uma passarela ligando os dois prédios, para circulação interna, mas o público terá acesso ao novo auditório por uma entrada voltada para a rua.
Nos bastidores da política
Fonte segura desta coluna dá conta de que o ex-prefeito Fernando Peres e a deputada estadual Cilene Guimarães, ele presidente local do PR de Jataí e ela, líder da bancada do partido na Assembleia Legislativa, têm reservado esta noite. Há quem diga que o encontro será para discutir estratégias para o processo eleitoral deste ano.
(...)
Cilene Guimarães, que tem percorrido dezenas de municípios – os quais ela representa – desde o final do ano passado, é candidata natural dos republicanos à reeleição e Fernando Peres, conforme ele mesmo confirmou a esta coluna, tem sido constantemente assediado para disputar cadeira legislativa estadual ou federal.
Corrida pela Paz Mundial
Foi realizada na manhã deste domingo, dia 21, pelo 41º BI Mtz a segunda edição da “Corrida pela Paz Mundial” num percurso de aproximadamente 10 quilômetros, partindo do pátio do Batalhão, seguindo pela Avenida Castelo Branco, avenida perimetral, Lago JK e retornando ao 41º BI Mtz.
Preparação para o...
Milhões de militares realizaram essa corrida em todo o mundo e no Brasil, diversas Organizações Militares do Exército Brasileiro realizaram nessa mesma data, corridas centralizadas simultâneas homenageando o Dia do Conselho Internacional de Esporte Militar. Esta é a quarta edição mundial e a segunda vez que é realizada no Brasil. A atividade é uma iniciativa do Conselho Internacional do Esporte Militar (CISM), organismo sediado na Suíça que coordena o esporte militar no nível mundial.
...mundial de 2011
O CISM tem por objetivos buscar a paz mundial, por intermédio da promoção de atividades desportivas entre militares das Forças Armadas dos países a ele filiados e ajudar a promover os V Jogos Mundiais Militares, previstos a ocorrerem no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 24 de julho de 2011.
Mais um capítulo...
Depois do capítulo inicial quando o Presidente da Valec Juquinha das Neves anunciou em Jataí, durante audiência pública realizada pela deputada Cilene Guimarães, do PR, que Jataí teria um ramal da ferrovia Norte-Sul até este ano de 2010, vários outros episódios vêm marcando o mesmo contexto.
...da novela Norte-Sul
Nesta última semana, o deputado federal Leandro Vilela, do PMDB, em audiência com o presidente da Valec, José Francisco das Neves (Juquinha), obteve (novamente) a garantia de que a Ferrovia Norte-Sul vai contemplar os municípios da região sudoeste de Goiás. Mas, desta vez, Juquinha não mais afirmou que Jataí terá ramal da via férrea e nem um porto seco como ele havia anunciado na audiência pública meados de 2008.
Impasse na OAB...
Menos de um mês após ser diplomado na presidência da OAB de Rio Verde, o advogado Limirio Martins Sobrinho com a reforma administrativa promovida pelo Prefeito Juraci Martins, ele trocou o comando da entidade pelo cargo de procurador-geral do município.
...rio-verdese
A atitude não foi vista com bons olhos por boa parte dos advogados, que entendem que Sobrinho traiu a confiança e a representatividade depositadas nele pela categoria para atender a um interesse pessoal.
(...)
Sobrinho ainda não pediu licença da presidência da OAB e nem renunciou ao mandato e segundo conforme fontes desta coluna, a dificuldade estaria em ceder o espaço para a vice Elza Soares estaria na falta de sintonia e uma animosidade existente entre os dois.
UFG e UEG em linha...
Um pré-acordo firmado entre os reitores das universidades Federal e Estadual de Goiás, UFG e UEG, Edward Madureira e Luiz Arantes, e o vice-reitor da Universidade Tecnológica de Poznan da Polônia, Stefan Trzclelinski abre canal para intercâmbios tecnológicos entres as três instituições
...direta com a Polônia
Nele foi acertada a base de um acordo nas diversas áreas da Engenharia, que deverá valer já neste primeiro semestre de 2010.
Reforma tumultuada
O prefeito de Rio Verde, Juraci Martins, DEM, pode voltar a ter dores de cabeça nesta próxima semana para convencer os motivos e estratégias da sua reforma administrativa realizada recentemente. Ao anunciar a primeira reforma da sua gestão, Juraci confessou que precisou tomar vários comprimidos para dor de cabeça e é bem provável que nesta segunda-feira, dia 22, o democrata tenha novamente de fazer uso de analgésicos quando ele vai se reunir com todos os vereadores para tentar convencer os membros do Legislativo Rio-Verdense da necessidade de aprovação das mudanças promovidas na prefeitura.
PMDB sob o...
Ao contrário do que se imaginava, após uma semana do recuo do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, iristas mais efusivos ainda esperam que o prefeito Iris Rezende assuma a candidatura á sucessão estadual. Mas fontes deste resumindo garantem que Iris espera que o PT cumpra essa tarefa e para garantir fortalecimento e a certeza do apoio dos petistas, inclusive dos que defendem a candidatura do deputado federal Rubens Otoni.
...comando do PT
A expectativa é que o PT se pronuncie ainda esta semana. Mas, o de­pu­ta­do fe­de­ral Ru­bens Oto­ni, do PT – também de olho na cadeira de Alcides Rodrigues – depois de uma conversa recente com o pre­fei­to Iris Re­zen­de, saiu con­vic­to de que PT e PMDB mar­cha­rão jun­tos em ou­tu­bro.
Fim da agonia
Enquanto isto, pelas bandas governistas tudo continua indefinido gerando agonia até mesmo nos mais comedidos. O de­pu­ta­do fe­de­ral San­dro Ma­bel, do PR, pretendente e cotado para encabeçar a chapa da chamada Nova Frente acre­di­ta na ter­cei­ra via, mas desabafa: “O go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues pre­ci­sa de­fi­nir, o mais rá­pi­do pos­sí­vel, o no­me do can­di­da­to e acabar logo com essa agonia”.

Sinceros agradecimentos!

"Não poderia inaugurar este BLOG, fruto de um trabalho sério, profissional e ético; sem registrar o meu agradecimento, primeiramente à Deus - autor e Senhor da minha vida e de tudo que eu faço - à Virgem Maria - a minhã Mãe Santíssima, minha protetora à quem eu dedico este trabalho - e ao meu amigo Saulo Prado que foi e é elemento fundamental nesta nova jornada; muito obrigado e que Deus o abençõe hoje e sempre ´Saulinho`".