Olá amigos...2010 será muito melhor!...diferente...

...e a seriedade e o compromisso com a ética continuam sendo nossas principais metas...
...mas o "seu" Blog de resumo noticioso de Jataí e Região não está devidamente "acabado". Mudanças atendendo sua sugestão deverão acontecer neste primeiro trimestre. Conto com sua visita e sua participação direta ou indireta nas mais recentes informações do mundo da política (e da notícia em geral) relacionadas à Jataí, à Região Sudoeste de Goiás, do Brasil e do mundo.


Forte Abraço!

Wellcome.
"Your" notice blog from Jatai and region will become better. Here, you´ll may access the most completly notice space and information view of the politics world from Jataí, Goiás South-West, such as the World.

Thank´s a lot for your visit



Itamar Cordeiro
Jornalista

sábado, 12 de setembro de 2009

Coluna da Semana de 13 a 19/09 - Ed. 951

__________________________________________________________
“Nenhum poder advindo da política se perpetua mesmo que as mutações camaleônicas destes insistam em ocultar o verdadeiro e único Poder Divino” (IBCordeiro)__________________________________________________________

Meirelles (?) é recebido em...
Em viagem pelo sudoeste goiano, com destino à Mineiros, nesta última quinta-feira, dia 10, o deputado estadual, líder da bancada do PR na Assembléia Legislativa de Goiás, Cláudio Olinto Meirelles, teve que deixar seu avião particular e fazer o percurso de carro, passando por Jataí onde fez questão de visitar e almoçar com Fernando Peres, em sua residência.
...Jataí por Fernando Peres
Após o almoço, os dois tiveram um pé de ouvido a portas fechadas, que durou cerca de duas horas e em seguida Meirelle, rumou para Mineiros onde articula implantação de uma filial da Hering naquele município.
(...)
Fernando não quis comentar o motivo e nem a pauta do encontro e Cláudio Meirelles disse que a visita foi puramente em nome dos laços de amizade com Fernando Peres, seu particular amigo, mas paira no ar articulações com vistas às eleições do ano que vem.
Acima da lei
Mesmo com as proibições da lei que rechaça a prática do nepotismo no Poder Executivo, a prefeita de Mineiros, Neiba Maria Moraes Barcelos, do PSDB, que nomeou duas filhas como titulares das secretarias da Fazenda e Planejamento e de Ação Social, não admite estar cometendo improbidade.
Na mira da justiça
A prefeita tucana que já teve seu mandato cassado acusada de compra de votos nas últimas eleições e voltou ao cargo por força de liminar, está sendo investigada pelo Ministério Público estadual pela nomeação das suas primogênitas Adriana Moraes Barcelos e Juliana Moraes Barcelos Diehl.
(...)
Neiba argumenta que escolheu as filhas “porque ambas têm o perfil que a cidade precisa”. Segundo ela, Adriana, que é secretária da Fazenda e Planejamento, tem formação acadêmica em Direito e possui um perfil administrativo que justifica o cargo exercido e Juliana, titular da Secretaria de Ação Social – que não tem diploma de nível superior – foi contratada pelo talento que tem em zelar pela população de Mineiros no que diz respeito às suas necessidades básicas.
Jataienses cobram recursos...
Nesta última semana, capitaneado pelo Deputado federal jataiense, Leandro Vilela, do PMDB, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Goiás - Faeg, José Mário Schreiner, e o também jataiense, 1º vice-presidente da entidade, Mozart Carvalho tiveram audiência com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em Brasília.
...no Ministério da Agricultura
O motivo da reunião foi defender liberação de recursos para garantir a comercialização da produção de milho em Goiás.
Em Mineiros é registrada primeira...
Nesta quarta-feira, dia 9, a Secretaria Estadual de Saúde – SES divulgou o último boletim de notificações de casos da Influenza A (H1N1) em Goiás, registrando 20 mortes pelas complicações da doença, entre os 80 casos confirmados nas últimas três semanas.
... morte por gripe suina no sudoeste
Em Mineiros a SES registrou o primeiro caso de óbito em decorrência da gripe suína no sudoeste Goiano. As outras vitimas fatais foram registradas em Goiânia, 5 pessoas; Sanclerlândia, 1; Aparecida, 6; Anápolis, 2; Jaupaci, 1; Brazabrantes, 1; Cristianópolis, 1; Senador Canedo, 1 e em Catalão, 1 óbito. E, segundo os registros a novo gripe atinge todas as faixas etárias e o maior número de mortes está entre os homens, 12 vitimas, confirmadas até a esta quinta-feira.
(...)
Estão ainda em investigação 42 casos suspeitos da nova gripe, destes, 18 mortes. Em Jataí, há informações (não confirmadas pela Secretaria da Saúde) de que também, já houve pelo menos um óbito pela nova gripe. Teria sido uma vitima do sexo feminino.
Cidinho na Ásia...
Com uma comitiva de 64 pessoas entre secretários de Estado, prefeitos, deputados, empresários, lideranças de classe e imprensa, o Governador Alcides Rodrigues, do PP ainda está na Ásia onde busca investimentos em infraestrutura, ampliação e diversificação das relações comerciais com China e a Rússia.
...PR comanda Goiás
Na sua ausência, os republicanos assumem o endereço mais nobre da Praça Cívica em Goiânia com Ademir Menezes como governador em exercício, inclusive, inaugurando obras pelo Estado.
(...)
Falando de Pequim, na China, Alcides Rosdrigues e o Presidente da Valec, Juquinha das Neves anunciaram que em três anos, Goiânia e Brasília serão interligadas por um trem bala para transportes comerciais e de passageiros.
Namoro ou amizade?
O deputado Rubens Otoni, do PT, tem tido presença constante em quase todos os eventos realizados pelo governador Alcides Rodrigues, do PP. Há quem diga que o deputado anapolino é hoje um dos parlamentares mais próximo do governador goiano.
PUC de Goiás é...
Assim como esta coluna anunciou na semana passada, a transformação da Universidade Católica de Goiás – UCG em Pontifícia Universidade Católica foi aprovada pelo Vaticano. anunciou a aprovação do para UCG em Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiânia.
...aprovada pelo Vaticano
O anúncio da aprovação foi feito pelo cardeal Zenon Grocholewski, em Goiânia após receber o título Honoris Causa durante comemorações dos 50 anos da UCG. Com a anunciação, a universidade goiana, agora, é inserida no elenco da Santa Sé com ligação direta com o Vaticano, e os títulos passam a ter reconhecimento internacional.
Meirelles (!) visa lucros com...
Embora, aos olhos (e ouvidos) dos insólitos, o Presidente do Banco Central pareça incauto e alheio aos rumores em torno do seu nome com vista à sucessão no Palácio das Esmeraldas, informações desta coluna, de dentro do Palácio do Planalto dão conta de que Henrique Meirelles está atônito e já, inclusive, recorreu ao Presidente Lula para se aconselhar se deve ir para o PP de Alcides Rodrigues ou o PMDB de (...bem, são tantos “caciques”); ou, até mesmo, se não se filia a nenhum partido e protela o projeto de disputar o executivo goiano e se resguarda na expectativa de transferir residência para o Palácio da Alvorada em 2014.
...ou sem o Governo de Goiás
Mas, um influente deputado estadual comentou com este colunista que Meirelles não faz questão de sigla partidária, desde que, tenha a garantia de coalizão que lhe favoreça sobre seu (ou seus) oponente na disputa para o Governo de Goiás ou lhe resulte em lucro. O mesmo deputado ainda arrematou: “Se o problema for monetário, para se estabelecer essas alianças, o homem (neste caso, Meirelles) é mercantilista”. Com esta tese, para bom entendedor, um pingo é letra.
Tudo em casa no...
O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, do PMDB, e seu vice, Paulo Sidnei Antunes, do PPS, cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral no dia 26 de junho por abuso de poder político nas eleições de 2006, tiveram que deixar os cargos na última quarta-feira, dia 9, No lugar de Miranda o TSE determinou a posse imediata ao presidente da Assembleia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim, também do PMDB. E na vacância na presidência do legislativo tocantinense, assumiu o cargo o primeiro vice-presidente, também peemedebista, Júnior Coimbra.
...estado do Tocantins
Pela regra eleitoral, no Estado do Tocantins serão agora, realizadas eleições indiretas – ou seja, a Assembléia Legislativa irá escolher novo governador dentro de 30 dias – com base no artigo 81 da Constituição Federal que segundo o TSE, pode ser aplicado por "simetria" a governadores e prefeitos. A Carta Magna prevê eleições indiretas quando o governante é cassado a menos de dois anos do fim do mandato.
TSE a passo de tartaruga
Assim como Miranda, oito governadores foram alvo da Justiça Eleitoral em ações referentes às últimas eleições. Apenas cinco desses foram julgados pelo TSE; três perderam o mandato e dois permanecem no cargo. Dezenas de prefeitos, inclusive do Sudoeste Goiano, também esperam por julgamentos pelo TSE, por ações semelhantes.
Ventilador na farofa...
Nesta última quinta-feira, dia 9, a Câmara Federal aprovou em primeiro turno, por 370 votos a 32 e 2 abstenções, o substitutivo das PECs 336/09 e 379/09, ambas do Senado, que aumentam o número de vereadores no Brasil e reduzem os gastos das câmaras municipais.
... dos novos vereadores
O presidente da Câmara, Michel Temer avisou que regimentalmente, a Casa estará apta para a votação em 2º turno, após 5 sessões extraordinárias, mas o Presidente do TSE, Carlos Ayres Britto, disse nesta quinta-feira, dia 10 que a ampliação do número de vereadores do país, só deve entrar em vigor nas eleições de 2012, sem efeitos retroativos.
(...)
Britto disse acreditar que uma decisão do Congresso não pode substituir a escolha dos eleitores, que elegeram os vereadores que atualmente exercem mandato e que pela jurisprudência do TSE a decisão do Congresso só pode valer para a legislatura subsequente. Ele argumenta que uma emenda não pode substituir a voz das urnas.
Lula testemunha do mensalão
O ministro Joaquim Barbosa, relator da ação penal do mensalão, oficiou ao presidente Lula arrolado como testemunha de defesa dos réus Roberto Jefferson, atual presidente nacional do PTB, deputado federal cassado pela Câmara em 14 de setembro de 2005 e José Janene, ex-líder do PP, inocentado pela mesma Casa em 6 de dezembro de 2006. Mas o Código de Processo Penal faculta ao Presidente da República a ser inquirido em local, dia e hora previamente ajustados com o juiz, podendo depor pessoalmente ou por escrito. O vice-presidente José Alencar, indicado como testemunha pelo deputado Valdemar Costa Neto, optou por responder por escrito.
Bin Laden, um mito(?)
Teriam os ataques terroristas do dia 11 de setembro de 2001 aos EUA marcado o apogeu da Al-Qaeda? É paradoxal que, oito anos depois, Osama Bin Laden continue impune e equiparado a um mito.

_________________________________________________

CONTINUE TORNANDO SUA COLUNA RESUMINDO CADA VEZ MAIS INTERATIVA. CONTINUE PARTICIPANDO DA NOTÍCIA. ENVIANDO SUA OPINIÃO OU A SUA INFORMAÇÃO PARA RESUMINDO@HOTMAIL.COM E PARTICIPE ATIVAMENTE.

____________________________________________________________

domingo, 6 de setembro de 2009

Coluna da Semana de 06 a 12/09 - Ed. 950

__________________________________________________________
“Partidos políticos, na maioria das vezes, é apenas mecanismos ou caminhos aos quais se utilizam aqueles que almejam a conquista do poder” (IBCordeiro)
__________________________________________________________
Somente para mulheres
A deputada Cilene Guimarães, do PR de Jataí, representante do parlamento goiano na Secretaria de Mulheres da União Nacional dos Legislativos Estaduais - UNALE participou na última quarta-feira, dia 2, do Encontro Nacional de Senadoras e Deputadas promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, e da bancada feminina da Câmara e do Senado Federal onde foram discutidas estratégias conjuntas para a implementação do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres em todos os estados e a representação feminina nos parlamentos.
(...)
No encontro as parlamentares do Brasil destacaram dois temas: "Mulheres e Poder - desafios" e "Como os Legislativos Estaduais podem contribuir para a implementação do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres".
Norte- Sul, da utopia...
Mesmo depois de várias declarações de políticos e de lideranças da região de fina plumagem, dando conta de que a “apoteótica” ferrovia Norte-Sul não passará pelo sudoeste Goiano, como garantiu em 2008, em Jataí, o Presidente da Valec Engenharia, Juquinha das Neves, o que já parecia utópico pode se tornar realidade.
...a apoteótica realidade
É o que acredita a deputada Cilene Guimarães, que em Brasília, aproveitou para se reunir com Juquinha das Neves – seu particular amigo – quem voltou a atiçar as expectativas da jataiense. Segundo ela, Juquinha disse que falta apenas sanar algumas pendências ambientais para a realização da obra.
Palavra de honra
Vale reavivar a memória do bem intencionado presidente da Valec (empresa responsável pela execução da obra) que, em Jataí ele declarou em Audiência Pública e garantiu que até meados de 2010, inauguraria o “Porto Seco” do ramal da dita via férrea na cidade.
(...)
Sobre o compromisso, a esta coluna, recentemente, o deputado federal Leonardo Vilela, presidente estadual do PSDB, garantiu que “devido a graves problemas de suspeitas de desvios de verbas as obras da Norte-Sul correm o risco de ser embargadas”. E, ainda, completou: “Acho muito difícil o cronograma de entregar o trecho até Anápolis, assim como o ramal de Jataí até junho do ano que vem ser cumprido”.
Recorde no Legislativo
Um articulista político jataiense - e perito em pesquisas eleitorais -residente na capital do Estado disse à esta coluna que a julgar pelas atuais perspectivas e possíveis evidências, Jataí poderá conquistar em 2010 uma histórica estatística de eleger a maior bancada legislativa proporcional dentro da Assembléia Legislativa.
(...)
Na conta do analista estão as reeleições dos atuais deputados Romilton Moraes, do PMDB e Cilene Guimarães, do PR; e ele acrescenta os nomes da ex-Vereadora de Jataí, atualmente radicada na capital, Maria Euzébia de Lima - Bia, do PT (que seria eleita com bases na sua militância dentro do Sintego em Goiânia e no estado); Daniel Vilela, vereador do PMDB da capital, filho do Prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela e primo do deputado federal. Leandro Vilela; Francisco Gedda, presidente da Metrobus e do PTN de Goiás, amigo muito próximo do Governador Alcides Rodrigues e influente dentro do Governo de Goiás, mais um nome que segundo ele, poderá surgir de uma ampla aliança. Dessa forma, Jataí poderá ter entre quatro e cinco deputados estaduais o que significaria mais de 10% da AL.
Rio-Verdense “arretado”...
O vereador rio-verdense, Luiz César, o Cesinha, do PMDB, apresentou na sessão ordinária da última quarta–feira, dia 26, um Projeto de Resolução propondo uma redução no recesso parlamentar acabando com o recesso do meio do ano.
...quer fim do recesso
A proposição prevê uma alteração no Regimento Interno da Casa Legislativa rio-verdense, que, se aprovado, mudará o período legislativo para 2 de fevereiro a 22 de dezembro de cada ano.
(...)
Cesinha lembra que já tentou, por quatro vezes, sucesso com sua proposição, mas alega que em todas foi ignorado e argumenta que os deputados precisam do recesso no meio do ano para visitar as cidades que representam o que não é o caso da Câmara de Vereadores.
À sobra da Constituição
Enquanto isto, bem mais comodista, o vereador Elias Terra, do PDT diz que o recesso do meio do ano é um direito constitucional. Segundo o pedetista, ele votou contra a matéria porque ele trabalha todos os dias de suas férias.
Prefeito é primeira vítima...
Carlos Magalhães dos Santos, de 39 anos, ex-Prefeito de Sanclerlândia, pequena cidade há 134 quilômetros da capital goiânia, morreu no último dia 31 de agosto, vítima da gripe A H1N1.
...gripe suína em Goiás
Morto depois de 13 dias internado, ele foi o primeiro caso confirmado no Estado de óbito pela nova gripe, mas, 14 outras mortes estão sendo investigadas como sendo por gripe suína. Em Goiás, desde maio último, foram contabilizados 64 casos confirmados, e outros 45 suspeitos de contaminações pela Influenza A.
Ao lado do inimigo
Deputado federal jataiense, Leandro Vilela, do PMDB, participou em Caçu, junto com o governador Alcides Rodrigues, do PP, da inauguração da Usina ETH Bioenergia, empresa que vai produzir e comercializar etanol, energia elétrica e açúcar.
Alimentando a esperança
Desde as eleições do ano passado, candidatos a vereadores que não conseguiram coeficiente necessário para conquistar vagas nos legislativos municipais e ficaram na primeira suplência, vivem de esperança de entrar para o paraíso da imunidade parlamentar. Para alimentar essas esperanças, o Deputado Federal jataiense, Leandro Vilela, do PMDB, disse acreditar que, agora em setembro, o plenário da Câmara Federal irá votar, em dois turnos, a PEC que amplia o número de vereadores no Brasil e transformar os sonhos (de muitos) em realidade.
Bicada de (in)amigo
O presidente de honra do PSDB goiano, ex-deputado federal e ex-prefeito de Goiânia, Nion Albernaz, de 79 anos, disse no início da semana a um diário da capital que, se o prefeito Iris Rezende, do PMDB tiver bom senso, não será candidato a governador. “Iris já cumpriu sua missão como político”, aconselhou o tucano.
UCG sob as bênçãos...
O cardeal polonês Zenon Grocholewski, de 69 anos, prefeito da Sagrada Congregação para a Educação Católica do Vaticano (cargo equivalente a Ministros da Educação), um dos mais expressivos colaboradores do papa Bento XVI está em Goiânia para as comemorações dos 50 anos da Universidade Católica de Goiás – UCG.
...do Sumo Pontífice
Como resultado da visita, a UCG poderá passar á categoria de Reconhecida Universidade de Direito Pontifício, ou seja, Pontifica Universidade Católica (PUC de Goiás), tornando-se, assim, a sétima instituição no Brasil com esse título e a 31ª no mundo.
(...)
Tornando-se PUC, a UCG conquistará o status pontifício com vínculo eclesial não apenas com o arcebispo local, mas também com o Vaticano, o que significa que, todas as decisões na instituição, deverão partir diretamente do Papa, quem nomeará e diplomará, inclusive, o grão-chanceler e o reitor da instituição, elevando o prestígio da UCG a uma abrangência internacional e o nome da Universidade Católica de Goiás poderá constar no Anuário Pontifício do Vaticano.
_________________________________________________
CONTINUE TORNANDO SUA COLUNA RESUMINDO CADA VEZ MAIS INTERATIVA. CONTINUE PARTICIPANDO DA NOTÍCIA. ENVIANDO SUA OPINIÃO OU A SUA INFORMAÇÃO PARA RESUMINDO@HOTMAIL.COM E PARTICIPE ATIVAMENTE.
____________________________________________________________

Sinceros agradecimentos!

"Não poderia inaugurar este BLOG, fruto de um trabalho sério, profissional e ético; sem registrar o meu agradecimento, primeiramente à Deus - autor e Senhor da minha vida e de tudo que eu faço - à Virgem Maria - a minhã Mãe Santíssima, minha protetora à quem eu dedico este trabalho - e ao meu amigo Saulo Prado que foi e é elemento fundamental nesta nova jornada; muito obrigado e que Deus o abençõe hoje e sempre ´Saulinho`".