Olá amigos...2010 será muito melhor!...diferente...

...e a seriedade e o compromisso com a ética continuam sendo nossas principais metas...
...mas o "seu" Blog de resumo noticioso de Jataí e Região não está devidamente "acabado". Mudanças atendendo sua sugestão deverão acontecer neste primeiro trimestre. Conto com sua visita e sua participação direta ou indireta nas mais recentes informações do mundo da política (e da notícia em geral) relacionadas à Jataí, à Região Sudoeste de Goiás, do Brasil e do mundo.


Forte Abraço!

Wellcome.
"Your" notice blog from Jatai and region will become better. Here, you´ll may access the most completly notice space and information view of the politics world from Jataí, Goiás South-West, such as the World.

Thank´s a lot for your visit



Itamar Cordeiro
Jornalista

domingo, 27 de setembro de 2009

Coluna da Semana de 27/09 a 03/10 - Ed. 953

_________________________________________________________
“Na política, nem todos são corruptos ou corruptíveis, mas, quase sempre, convivem harmonicamente com a corrupção quando esta garantir sua posição ou a conquista do poder” (IBCordeiro)_________________________________________________________
Voando de primeira classe
Nesta semana, o ex-prefeito de Jataí Fernando Peres, do PR, teve reservado em Brasília com o líder da bancada dos republicanos na Câmara Federal e Presidente Estadual do Partido, Deputado Sandro Mabel. Na ocasião, a convite de Mabel, Peres o acompanhou em audiências com o Chefe de Gabinete do Presidente Lula, Gilberto de Carvalho e com o ainda Ministro das Relações Institucionais que deve assumir vaga de Ministro do Supremo Tribunal Federal, nesta segunda-feira, 28, José Múcio Monteiro.
(...)
Informações concretas desta coluna dão conta de que fruto do encontro, Mabel acenou com a possibilidade de Fernando Peres ser um dos nomes do PR para disputar o legislativo estadual ou federal já em 2010.
Fim do cadastramento
Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, dia 24, encerrou cadastramento de interessados em participar do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida termina em Jataí. O cadastramento que foi feito em vários setores da zona urbana e também na zona rural, teve sua última etapa na região da Onça.
Rio Verde perde...
Faleceu nesta semana a ex-primeira dama de Rio Verde, Marilene Nascimento.
...ex-Primeira Dama
Dona Marilene era esposa do ex-prefeito Iron Jaime do Nascimento e mãe da ex-prefeita de Montividiu, Renata Leão Nascimento.
Vitória dos números...
Fontes seguras desta coluna em Brasília dão conta de que depois de mais de um ano de especulações sobre o destino político do Presidente do Banco Central, Henrique de Campos Meirelles, ainda sem partido, está praticamente definido que banqueiro, depois de confrontar resultados desencorajadores de pesquisas quantitativas avaliando seu nome para disputar o governo de Goiás, ele praticamente, já descartou a idéia e deve tentar vaga no Senado Federal.
...nos planos de Meirelles
Quanto a filiação partidária, Meirelles negocia matematicamente adesão ao PP de Alcides Rodrigues ou o PMDB e há quem garanta que com forte tendência de unir-se mesmo, ao partido do prefeito de Goiânia, Iris Rezende.
Fofocas de bastidores
Um de­pu­ta­do pe­e­me­de­bis­ta, de­pois de ou­vir Hen­ri­que Mei­rel­les, teria dito que o pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral não en­ten­de na­da de mi­cro­po­lí­ti­ca. O parlamentar teria feito o seguinte comentário: “Ele (Meirelles) só fa­la de Su­í­ça, Pa­ris, Lon­dres, Ro­ma e No­va York. Não ci­ta ne­nhu­ma vez Águas Lin­das, Gua­pó, Trin­da­de e Uru­a­çu...”.
Ventilador da farofa
Enquanto isso, quem já está com a pulga atrás da orelha são os senadores goianos, Demóstenes Torres, do DEM e Lúcia Vânia, do PSDB. Ambos são, atualmente, os favoritos para a reeleição até porque não há outros candidatos anunciados. Mas alguns políticos de peso devem disputar o mesmo cargo e o quadro tende a mudar de configuração. Mauro Miranda, Iris Araújo e Adib Elias, todos do PMDB, Henrique Meirelles, no PP ou no PMDB; Roberto Balestra, no PP e Rubens Otoni, do PT, podem optar pela disputa de mandato de senador. Se acontecer, são candidatos, todos, muito fortes, darão trabalho a Torres e Lúcia complicando o quadro que pode ficar nada tranqüilo.
Tiro no pé...
Com pouca opção para fazer sucessor – embora seu governo, tardiamente, começa ganhar popularidade – Alcides Rodrigues, do PP, com a decisão negativa de Meirelles e a nítida falta de simbiose com Marconi Perillo, do PSDB pode ter que optar pelo PR de Sandro Mabel.
...por falta de opção
Há quem diga que já está na gaveta, um “plano B” que seria o seu vice, Ademir Menezes, que apesar de pouca expressão já provou densidade eleitoral conquistando o segundo maior colégio eleitoral do estado, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Já se ventila, inclusive, que Menezes deixaria o PR e se filiaria ao PP para disputar o mandato.
(...)
No acordo, não têm sido raras as especulações de que Alcides Rodrigues deixaria o governo nas mãos de Ademir que ao invés de eleição, com a máquina do governo na mão, tentaria a reeleição.
Viola no Congresso
O violeiro e ator Sergio Reis é um dos mais novos filiados do PR, partido que deverá disputar cadeira na Câmara Federal pelo estado de Minas Gerais e o can­tor ser­ta­ne­jo Ren­ner (da Dupla com Rick) deve dis­pu­tar pe­lo PP de Goiás.
Novo número vereadores só deve...
Numa ação incomum, noite desta quarta-feira, dia 23, os presidentes das duas casas que compõem o Congresso Nacional promulgaram a emenda constitucional 58/09, que altera o número dos vereadores nos municípios, elevando o número de vereadores no país dos atuais 51.748 para até 59.791; mesma lei que também modifica o valor dos repasses (o chamado duodécimo) para as Câmaras Municipais.
...valer para próxima legislatura
Mesmo depois do “aval” das duas Casas do Congresso Nacional, segundo o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, o aumento não deverá valer para a atual legislatura, embora que a redução dos ástos das Câmaras Municipais, conforme Ziulkoski, a medida poderá entrar em vigor a partir de 1º de janeiro.
À luz da Constituição
Para o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, retroagirem a 2008 as regras eleitorais para garantir a possibilidade de posse dos vereadores suplentes, conforme previsto na PEC 336/09 abre "precedente gravíssimo". Segundo ele a retroação é jogar contra a democracia e fere o Princípio da Anterioridade no que se refere ao processo eleitoral. Ele argumentou ainda, nesta última quarta-feira, que as regras eleitorais, por sua importância, devem ser conhecidas um ano antes dos pleitos. Jamais, em hipótese alguma, dois anos depois.
(...)
O presidente da OAB nacional disse ainda que se trata de um "paradoxo visível" a retroação e ressaltou: "Se fosse possível, estaríamos dando carta branca ao Congresso Nacional para aumentar o numero de deputados, senadores, aumentar o tempo dos mandatos ao sabor da conveniência de plantão". E garantiu que se a retroatividade for aplicada o Conselho Federal da OAB ajuizará uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal, o STF, para fazer valer a Constituição Federal.

Sinceros agradecimentos!

"Não poderia inaugurar este BLOG, fruto de um trabalho sério, profissional e ético; sem registrar o meu agradecimento, primeiramente à Deus - autor e Senhor da minha vida e de tudo que eu faço - à Virgem Maria - a minhã Mãe Santíssima, minha protetora à quem eu dedico este trabalho - e ao meu amigo Saulo Prado que foi e é elemento fundamental nesta nova jornada; muito obrigado e que Deus o abençõe hoje e sempre ´Saulinho`".