Olá amigos...2010 será muito melhor!...diferente...

...e a seriedade e o compromisso com a ética continuam sendo nossas principais metas...
...mas o "seu" Blog de resumo noticioso de Jataí e Região não está devidamente "acabado". Mudanças atendendo sua sugestão deverão acontecer neste primeiro trimestre. Conto com sua visita e sua participação direta ou indireta nas mais recentes informações do mundo da política (e da notícia em geral) relacionadas à Jataí, à Região Sudoeste de Goiás, do Brasil e do mundo.


Forte Abraço!

Wellcome.
"Your" notice blog from Jatai and region will become better. Here, you´ll may access the most completly notice space and information view of the politics world from Jataí, Goiás South-West, such as the World.

Thank´s a lot for your visit



Itamar Cordeiro
Jornalista

domingo, 19 de julho de 2009

Coluna da Semana de 19 a 25/07 - Ed. 943

__________________________________________________________
Estagnação em política, antes de indicar recuo ou fragilidade pode significar estratégia ou capacidade de ação pela retomada do poder ou em busca deste(IBCordeiro)
__________________________________________________________
“Operação remontagem” garante...
Na semana atrasada divulgamos nota com base na mensagem de e-mail de um leitor, intitulada “Operação Desmonte Jataí continua”, que dava conta da transferência da Agência do SEBRAE local para a vizinha cidade de Rio Verde.
...novo SEBRAE para Jataí
Esta coluna foi ouvir a Deputada Estadual Cilene Guimarães, do PR, acerca do assunto que informou, com exclusividade, que ela está em contato com o Prefeito Humberto Machado, do PMDB, em busca de uma área adequada a um projeto para a construção da sede do SEBRAE de Jataí.
(...)
A parlamentar informou que o que foi para Rio Verde foi apenas o escritório da instituição que já está com uma pré-definição da implantação de uma Agência Regional em Jataí, que deverá ser construída no antigo CSU – Centro Social Urbano, na parte alta da cidade.
FEJ; em fim novo convênio
Depois de uma árdua luta dos dirigentes da Fundação Educacional de Jataí – FEJ e da comunidade política do município, o convênio entre a instituição, a UFG e o Governo de Goiás, vencido desde 30 de junho deste ano, foi renovado até a mesma data do ano que vem.
(...)
O convênio que visa promover o atendimento da demanda de alunos de terceiro grau do Sudoeste Goiano, mantendo-os em sua região de origem, perto das suas famílias, oferecendo-lhes um maio de capacitação profissional orça o montante de R$ 2.040.000,00 que serão pagos em 12 parcelas mensais pelo Governo Goiano.
Mineiros, poderá ter primeiro...
Acompanhada de secretários e superintendentes municipais de Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços; Assuntos Institucionais e pelo empresário rural Stanley da Costa Lima, a Prefeita de Mineiros Nediba Maria Moraes Barcelos, do PSDB se reuniu com o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Luiz Humberto de Oliveira e o diretor-secretário do órgão, Adilon Antônio de Souza com o objetivo da instalação de um frigorífico de peixes no município.
...frigorífico de pescados da região
Mineiros que possui cinco delegados representantes na Conferência Estadual da Aquicultura e Pesca a ser realizada este ano em Goiano, espera agora uma mobilização da sociedade do setor e da aprovação do projeto pelo Governador Alcides Rodrigues, do PP, para se tornar o primeiro município da região a implantar uma indústria e abate de pescados do Sudoeste Goiano.
Palanque no altar...?
Políticos de diferentes matizes – principalmente, pretendentes do endereço mais nobre da Praça Cívica – participaram do casamento dos jovens Renata e João Alberto, este, filho do Governador Alcides Rodrigues, nesta sexta-feira, dia 17. Os pré-governadoriáveis Iris Rezende, do PMDB e Henrique Meirelles, ainda sem partido, foram convidados de primeira fila.
Roberto Peres...
O empresário agropecuarista, ex-Secretário da Agricultura e Pecuária de Jataí, Roberto Peres, do PSDB, amigo muito próximo do governador, ao lado da esposa Geane Peres, também participaram do evento que reuniu mais de 1.500 convidados.
...entre os convidados
Com exclusividade, Peres disse a esta coluna que na sexta-feira, dia 31, ele receberá para um restrito jantar de confraternização, em sua residência no Condomínio Barcelona, em Jataí o presidente regional do PSDB de Goiás, deputado federal mineirense, Leonardo de Moura Vilela.
(...)
Na ocasião, para a qual, este colunista tem a honra de ser um dos convidados, Roberto Peres adiantou que será um momento, também, em que a cúpula dos tucanos e alguns companheiros políticos irão tratar de política e traçar algumas diretrizes com vista ao processo sucessório de 2010.
Coisas da política!?
O que parecia impossível ou improvável aconteceu. O ex-Presidente da República, Senador Fernando Collor de Melo, do PTB/AL ganhou carona na aeronave presidencial, à convite do próprio petista, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
(...)
Radicalmente antagônicos e em lados opostos nas eleições de 1989, Collor de Melo, atualmente aliado do governo petista, segundo informações de dentro do “Aerolula”, teve atenção especial com direito a elogios do Presidente da República durante a viagem de Brasília a Palmeiras dos Índios, em Alagoas.
Vírus da gripe suína...
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta quinta-feira, dia 16, que o vírus influeza A H1N1, gripe suína, está em circulação livre no Brasil, após o Ministério ter confirmado o primeiro caso de transmissão do vírus dentro do território nacional sem vínculo com o exterior. ...livre pelo Brasil
Na mesma data o Ministério da Saúde confirmou ainda que chegou a 11 o número de mortos por gripe A no país: 7 no Rio Grande do Sul, 3 em São Paulo e 1 no Rio de Janeiro. E, em um só dia, foram anunciadas sete mortes de sete exames que tiveram resultado nesta quinta.
(...)
Até o fechamento desta coluna, já havia registros de 1.175 casos da doença confirmados em todo o país e o Ministério da Saúde acompanha 3.926 suspeitos no Brasil. Pela última atualização da Organização Mundial de Saúde (OMS), há 119.344 casos da nova gripe em 122 países e o número de óbitos é de 591, com uma taxa de letalidade de 0,50%. Nesta sexta-feira a OMS declarou que a gripe suína se propaga pelo mundo numa velocidade sem precedentes.
Brasil produzirá vacina em 2010
O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, garantiu neste sábado, que a partir de 2010, o Brasil através do Instituto Butantan irá produzir a vacina para combater o vírus influenza A, H1N1 (a gripe suína).
Bispos gays são...
Conforme informações do jornal The New York Times, um dos diários de maior credibilidade do mundo, nesta última terça-feira, dia 14, a Igreja Episcopal nos Estados Unidos votou, esmagadoramente, a favor da consagração de mais bispos homossexuais assumidos
...admitidos nos EUA
A decisão provocou ondas de choque em toda a Comunhão Anglicana, a rede mundial de igrejas à qual pertence à Igreja Episcopal e nos Estados Unidos, quatro dioceses - Fort Worth, em Pittsburgh; Quincy, em Illinois; e San Joaquin, na Califórnia – votaram para se separar da Igreja Episcopal (apesar de que algumas paróquias dentro dessas dioceses votaram para continuar).
“Black Power”
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em seu primeiro grande pronunciamento especialmente voltado para a questão racial desde que assumiu a Presidência, ligou sua histórica ascensão ao poder ao vigor e ao valor dos líderes negros da luta pelos direitos civis, em um discurso proferido na sede da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (a NAACP, sigla em inglês, de National Association for Advancement of Color People).
_________________________________________________
CONTINUE TORNANDO SUA COLUNA RESUMINDO CADA VEZ MAIS INTERATIVA. CONTINUE PARTICIPANDO DA NOTÍCIA. ENVIANDO SUA OPINIÃO OU A SUA INFORMAÇÃO PARA RESUMINDO@HOTMAIL.COM E PARTICIPE ATIVAMENTE.
____________________________________________________________

Lembranças da irreverência - Um ano sem Dercy

Nascica aos 23 de junho de 1905, em Santa Maria Madalena/RJ, onde foi batizada com o nome de Dolores Gonçalves Costa, ela que ficou conhecida pelo nome artístico de Dercy Gonçalves morreu aos 101 anos no papel e aos 103 na realidade, no dia 19 de julho de 2008, no Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, vitima de insuficiência respiratória em decorrência de uma grave pneumonia comunitária.
Celebrada por suas entrevistas irreverentes, bem humoradas e com o emprego de palavras de baixo calão, oriunda do teatro de revista, Dercy atingiu notoriedade por suas participações na produção cinematográfica brasileira das das décadas de 1950 e 1960. Ela foi uma das maiores expoentes do teatro de improviso no Brasil.
Aquela que parecia imortal acabou sendo vencida por uma forte pneumonia encerrando seu principal espetáculo: a vida.
Neste domingo, 19 de julho de 2009, o Brasil relebra um ano sem a comediante que é símbolo de irreverência e alto astral com pouquíssimos exemplos tão contagiantes quanto os dela. Mulher que em épocas de extremo pudor, já mostrava os seios em horário nobre da TV aberta, falava palavrões como se fossem adjetivos banais da nossa língua e dizia absolutamente tudo o que se pensava; coisas típicas desse ícone brasileiro que gostava de dizer: "Escrevem o que eu digo: eu só vou morrer quando eu quiser! Não programo morte, eu programo vida!" "Não tenho medo de morrer. Eu não vou morrer, eu vou desaparecer".
Um ano após sua morte, seu público continua órfão de tanta vitalidade; não apenas pelo seu bom humor e personalidade engraçada mas porque ela é a atriz e comediante símbolo de uma época, de uma transição de conceitos. Poucas pessoas têm a sorte de viver um século e trilhar uma história tão repleta de coragem e transgressão. Ela foi única pelo seu talento e pela sua coragem de abrir as portas num passado tão preconceituoso para as artes cênicas do século 21
Pela sua peculiar irreverência, até seu último momento em vida, Dercy Gonçalves não descansou. Um pouco antes de morrer, ela tentava superar mais uma barreira. Desta vez um recorde. Em uma espécie de pocket show, ela divertia a platéia falando sobre sua vida para conseguir entrar no "Guiness Book", o livro dos recordes, como a mais antiga atriz brasileira lúcida e ainda na ativa.
Símbolo da comédia e do bom humor, Dercy foi uma artista que sempre almejou a fama. Aos 17 anos, ela fugiu de casa para lutar pelo seu sonho. Em 1927, mudou seu nome para Dercy Gonçalves, começou a carreira como cantora, mas logo começou a atuar no teatro de revista, em 1929. E, em 1943, seu talento vai para as telonas dos cinemas. A atriz estreou no filme "Samba em Berlim". Este foi o primeiro de 30 filmes. Sua última participação cinematográfica foi no longa "Nossa Vida Não Cabe Num Opala", lançado no Brasil em 2008.
Na década de 60, fez sucesso na Rede Globo com os humorísticos escritos especialmente para ela, como "Dercy Comédias", "Dercy Espetacular" e "Dercy de Verdade".
Perto do início dos anos 1970, a comediante fez uma pausa de dez anos na televisão. Depois deste período, ela atuou em novelas na Rede Bandeirantes e na Rede Record. Voltou para emissora carioca em 1989, em "Que Rei Sou Eu", quando o autor Cássio Gabus Mendes escreveu uma personagem feita sob medida para atriz.
Depois de outras participações na Globo, Dercy assinou um contrato vitalício com o SBT, em 2000. Um ano depois, a artista fazia seu último personagem na televisão, em um quadro da "Praça é Nossa".
Ícone da irreverência até para ser sepultada Dercy foi ousada, seu corpo que foi enterrado em sua cidade natal, para atender seu desejo; a estrela foi enterrada em pé, ao som da música "Bravo, Bravíssimo - Dercy, um Retrato de um Povo", samba-enredo da Viradouro. Antes, tocaram o Hino Nacional Brasileiro e Dercy Gonçalves recebeu seu último aplauso.

Sinceros agradecimentos!

"Não poderia inaugurar este BLOG, fruto de um trabalho sério, profissional e ético; sem registrar o meu agradecimento, primeiramente à Deus - autor e Senhor da minha vida e de tudo que eu faço - à Virgem Maria - a minhã Mãe Santíssima, minha protetora à quem eu dedico este trabalho - e ao meu amigo Saulo Prado que foi e é elemento fundamental nesta nova jornada; muito obrigado e que Deus o abençõe hoje e sempre ´Saulinho`".