Olá amigos...2010 será muito melhor!...diferente...

...e a seriedade e o compromisso com a ética continuam sendo nossas principais metas...
...mas o "seu" Blog de resumo noticioso de Jataí e Região não está devidamente "acabado". Mudanças atendendo sua sugestão deverão acontecer neste primeiro trimestre. Conto com sua visita e sua participação direta ou indireta nas mais recentes informações do mundo da política (e da notícia em geral) relacionadas à Jataí, à Região Sudoeste de Goiás, do Brasil e do mundo.


Forte Abraço!

Wellcome.
"Your" notice blog from Jatai and region will become better. Here, you´ll may access the most completly notice space and information view of the politics world from Jataí, Goiás South-West, such as the World.

Thank´s a lot for your visit



Itamar Cordeiro
Jornalista

domingo, 5 de julho de 2009

Coluna da Semana - 05 a 11/07 - Ed. 941

__________________________________________________________
“Na política, ato ilícito, pode não significar ação contra a lei se a prática deste garantir a manutenção ou atender aos interesses de quem detém o poder” (IBCordeiro)__________________________________________________________

Deputada Cilene comemora mais...
A deputada estadual jataiense, Cilene Guimarães, do PR, completou neste último sábado, dia 4, mais um ano de vida. A data não foi comemorada com festa devido a sua extensa agenda de trabalho, mesmo sendo início de Recesso Legislativo.
... um niver em ritmo de trabalho
No mesmo dia em que a parlamentar contabilizou mais um aniversário, ela participou de um encontro político do seu partido no entorno da capital goiana e nos primeiros dias seguintes ao seu natalício, ela obedece a um concorrido cronograma de atividades legislativas e políticas.
(...)
Também, na mesma data a advogada e farmacêutica, Andréa de Barros Godoy Garcia Franco – ex-procuradora Geral do Município de Jataí - também comemorou natalício com um almoço servido para familiares mais próximos e um restrito grupo de amigos, na sua residência de lazer, a Quinta do Prata nos arredores da cidade. Entre os convidados, o pároco da Igreja Matríz Nossa Senhora do Rosário, Padre Virgílio; o engenheiro Ronan Júnior; o médico Lísias Arantes e este jornalista.
Prefeitura convoca...
Nesta última sexta-feira, dia 3 de julho o Prefeito Humberto Machado assinou decreto de convocação de mais 181 aprovados no último concurso público, dentre eles, um agente de serviços gerais portador de necessidades especiais.
...mais 181 concursados
Pela nova convocação poderão ser nomeados mais 34 agentes de serviços gerais e alimentação; 48 agentes de serviços gerais; 25 auxiliares administrativos e executores administrativos; 29 garis, 20 vigias e 23 professores.
“A operação desmonte...
Com este título, esta coluna recebeu uma mensagem de e-mail, que também, circula amplamente pela internet, dando conta da transferência da agência do SEBRAE de Jataí para a cidade de Rio Verde.
...Jataí continua”
Lembrando que apesar da posição geográfica estratégica do município – conforme, define o mapa do IBGE –, a mesma mensagem recorda ainda que Jataí já perdeu, igualmente, para a cidade vizinha, as regionais da CELG, da Agência Rural (hoje SEAGRO) e de outras 12 instituições. E ainda, adverte para o empenho de uma corrente política (segundo o autor da mensagem) em dar o mesmo destino, também, à Delegacia da Polícia Federal.
(...)
Garantindo o direito de privacidade da fonte da informação, esta coluna se reserva em divulgá-la.
Recesso Parlamentar
A Câmara de Vereadores de Jataí encerrou suas atividades nesta última quarta-feira, dia 30 – assim como todas as demais casas legislativas municipais e estaduais de todo o Brasil – como também o Congresso Nacional, período em que ficam constitucionalmente paralisadas todas as atividades parlamentares ordinárias e quando todos os servidores gozam férias por 30 dias. Os trabalhos normais serão retomados no próximo dia 3, primeira segunda-feira de agosto.
Na corda bamba
Mesmo gozando de um dos mais altos prestígios no meio político e lembrado com um dos Presidentes do Brasil que mudou o curso da história econômica do país rumo ao desenvolvimento, o Presidente do Senado, José Sarney, do PMDB, corre risco de ter que deixar o cargo, pelo menos, enquanto se apura irregularidades na sua gestão.
O inimigo, mora ao lado
Enquanto isto, o PT e o próprio Presidente Lula vivem situação de pressão. Se, por um lado, a lógica, a ética e o respeito à opinião popular exigem transparência traduzida em apoio do Governo Federal e sua base aliada a ações imparciais e esclarecedoras dos atos do Presidente do Senador. Por outro, quaisquer decisão que resulte no afastamento, cassação ou renúncia de Sanrey significa entregar a principal casa legislativa do Congresso Nacional nas mãos do adversário declarado, o Senador goiano, Marconi Perillo, do PSDB, primeiro vice-presidente da Mesa Diretora.
(...)
Há quem diga, também, pelos principais corredores tanto dos Palácios do Planalto e do Itamaraty, quanto das duas casas do Congresso Nacional que a renúncia ou cassação de José Sarney seria o mesmo que uma assinatura de atestado de fragilidade do Senado da República.
Começa contagem...
O calendário das datas para o processo eleitoral de 2010 foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira, dia 1º de julho, definindo o primeiro turno da eleição para escolha do presidente da República e dos governadores para 3 de outubro e se nenhum candidato conseguir maioria dos votos válidos, um novo turno será realizado no dia 31 de outubro de 2010. Nas mesmas datas também serão escolhidos senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
...regressiva para 2010
Pesquisas eleitorais deverão ter registro na Justiça Eleitoral a partir de 1º de janeiro de 2010 e os partidos devem apresentar o registro de seus candidatos até o dia 5 de julho do próximo ano, mas as convenções partidárias para a escolha dos candidatos deverão ser realizadas de 10 a 30 de junho do mesmo ano. Enquanto que a propaganda eleitoral será permitida a partir de 6 de julho. E, no dia 17 de agosto, há exatos 47 dias antes da eleição, começa a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, que terminará em 30 de setembro, três dias antes do primeiro turno do pleito.
Água na Reforma Política
Com essa decisão o TSE entornou água no fogo da Reforma Política, pelo menos, nas expectativas de mudanças no quesito, “prorrogação de mandatos” dos atuais chefes dos poderes executivos que teriam suas administrações estendidas até 2012; que resultaria na coincidência de eleições gerais em todos os níveis – ou seja, de vereadores à Senadores e de Prefeitos à Presidente da República, de uma só vez.
PMDB fechado com o PT
O deputado federal jataiense, Leandro Vilela, do PMDB, defende ampla aliança dos partidos da base de sustentação do governo Lula em Goiás para as eleições de 2010 e que a chapa majoritária só deve ser formada a partir de 3 de abril quando começa o prazo para a desincompatibilização das autoridades que desejam concorrer ao pleito.
Marcando território
Representantes de segmentos sociais, lideranças políticas, empresariais, populares e trabalhadores de 26 municípios do Sudoeste de Goiás se reuniram nesta quinta-feira, dia 2, no auditório Pequi, do Gelps Hotel, em Rio Verde, para participar de mais uma edição do seminário “Goiás de todos nós”.
(...)
O evento, uma iniciativa do mandato popular do deputado federal Rubens Otoni, do PT – nome cogitado para disputar o Palácio das Esmeraldas em 2010, com o apoio do governador Alcides Rodrigues, do PR – foi organizado para discutir os problemas do Sudoeste goiano e apontar caminhos que levem a fortalecer as suas potencialidades econômicas e sociais; embora haja quem diga – e com muita verossimilhança – que nada mais é do que “demarcação de território” com vistas ao processo sucessório.
Aliança ou argola eleitoral...?
Mas se o PR de Sandro Mabel ficar fora da aliança com Iris Rezende, do PMDB, e com Rubens Otoni, optando pela aliança com o provável candidato do PP, Henrique Meirelles, o PT tende a ocupar mais espaço na chapa majoritária.
_________________________________________________
CONTINUE TORNANDO SUA COLUNA RESUMINDO CADA VEZ MAIS INTERATIVA. CONTINUE PARTICIPANDO DA NOTÍCIA. ENVIANDO SUA OPINIÃO OU A SUA INFORMAÇÃO PARA RESUMINDO@HOTMAIL.COM E PARTICIPE ATIVAMENTE.
____________________________________________________________

Sinceros agradecimentos!

"Não poderia inaugurar este BLOG, fruto de um trabalho sério, profissional e ético; sem registrar o meu agradecimento, primeiramente à Deus - autor e Senhor da minha vida e de tudo que eu faço - à Virgem Maria - a minhã Mãe Santíssima, minha protetora à quem eu dedico este trabalho - e ao meu amigo Saulo Prado que foi e é elemento fundamental nesta nova jornada; muito obrigado e que Deus o abençõe hoje e sempre ´Saulinho`".