Olá amigos...2010 será muito melhor!...diferente...

...e a seriedade e o compromisso com a ética continuam sendo nossas principais metas...
...mas o "seu" Blog de resumo noticioso de Jataí e Região não está devidamente "acabado". Mudanças atendendo sua sugestão deverão acontecer neste primeiro trimestre. Conto com sua visita e sua participação direta ou indireta nas mais recentes informações do mundo da política (e da notícia em geral) relacionadas à Jataí, à Região Sudoeste de Goiás, do Brasil e do mundo.


Forte Abraço!

Wellcome.
"Your" notice blog from Jatai and region will become better. Here, you´ll may access the most completly notice space and information view of the politics world from Jataí, Goiás South-West, such as the World.

Thank´s a lot for your visit



Itamar Cordeiro
Jornalista

domingo, 19 de julho de 2009

Lembranças da irreverência - Um ano sem Dercy

Nascica aos 23 de junho de 1905, em Santa Maria Madalena/RJ, onde foi batizada com o nome de Dolores Gonçalves Costa, ela que ficou conhecida pelo nome artístico de Dercy Gonçalves morreu aos 101 anos no papel e aos 103 na realidade, no dia 19 de julho de 2008, no Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, vitima de insuficiência respiratória em decorrência de uma grave pneumonia comunitária.
Celebrada por suas entrevistas irreverentes, bem humoradas e com o emprego de palavras de baixo calão, oriunda do teatro de revista, Dercy atingiu notoriedade por suas participações na produção cinematográfica brasileira das das décadas de 1950 e 1960. Ela foi uma das maiores expoentes do teatro de improviso no Brasil.
Aquela que parecia imortal acabou sendo vencida por uma forte pneumonia encerrando seu principal espetáculo: a vida.
Neste domingo, 19 de julho de 2009, o Brasil relebra um ano sem a comediante que é símbolo de irreverência e alto astral com pouquíssimos exemplos tão contagiantes quanto os dela. Mulher que em épocas de extremo pudor, já mostrava os seios em horário nobre da TV aberta, falava palavrões como se fossem adjetivos banais da nossa língua e dizia absolutamente tudo o que se pensava; coisas típicas desse ícone brasileiro que gostava de dizer: "Escrevem o que eu digo: eu só vou morrer quando eu quiser! Não programo morte, eu programo vida!" "Não tenho medo de morrer. Eu não vou morrer, eu vou desaparecer".
Um ano após sua morte, seu público continua órfão de tanta vitalidade; não apenas pelo seu bom humor e personalidade engraçada mas porque ela é a atriz e comediante símbolo de uma época, de uma transição de conceitos. Poucas pessoas têm a sorte de viver um século e trilhar uma história tão repleta de coragem e transgressão. Ela foi única pelo seu talento e pela sua coragem de abrir as portas num passado tão preconceituoso para as artes cênicas do século 21
Pela sua peculiar irreverência, até seu último momento em vida, Dercy Gonçalves não descansou. Um pouco antes de morrer, ela tentava superar mais uma barreira. Desta vez um recorde. Em uma espécie de pocket show, ela divertia a platéia falando sobre sua vida para conseguir entrar no "Guiness Book", o livro dos recordes, como a mais antiga atriz brasileira lúcida e ainda na ativa.
Símbolo da comédia e do bom humor, Dercy foi uma artista que sempre almejou a fama. Aos 17 anos, ela fugiu de casa para lutar pelo seu sonho. Em 1927, mudou seu nome para Dercy Gonçalves, começou a carreira como cantora, mas logo começou a atuar no teatro de revista, em 1929. E, em 1943, seu talento vai para as telonas dos cinemas. A atriz estreou no filme "Samba em Berlim". Este foi o primeiro de 30 filmes. Sua última participação cinematográfica foi no longa "Nossa Vida Não Cabe Num Opala", lançado no Brasil em 2008.
Na década de 60, fez sucesso na Rede Globo com os humorísticos escritos especialmente para ela, como "Dercy Comédias", "Dercy Espetacular" e "Dercy de Verdade".
Perto do início dos anos 1970, a comediante fez uma pausa de dez anos na televisão. Depois deste período, ela atuou em novelas na Rede Bandeirantes e na Rede Record. Voltou para emissora carioca em 1989, em "Que Rei Sou Eu", quando o autor Cássio Gabus Mendes escreveu uma personagem feita sob medida para atriz.
Depois de outras participações na Globo, Dercy assinou um contrato vitalício com o SBT, em 2000. Um ano depois, a artista fazia seu último personagem na televisão, em um quadro da "Praça é Nossa".
Ícone da irreverência até para ser sepultada Dercy foi ousada, seu corpo que foi enterrado em sua cidade natal, para atender seu desejo; a estrela foi enterrada em pé, ao som da música "Bravo, Bravíssimo - Dercy, um Retrato de um Povo", samba-enredo da Viradouro. Antes, tocaram o Hino Nacional Brasileiro e Dercy Gonçalves recebeu seu último aplauso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinceros agradecimentos!

"Não poderia inaugurar este BLOG, fruto de um trabalho sério, profissional e ético; sem registrar o meu agradecimento, primeiramente à Deus - autor e Senhor da minha vida e de tudo que eu faço - à Virgem Maria - a minhã Mãe Santíssima, minha protetora à quem eu dedico este trabalho - e ao meu amigo Saulo Prado que foi e é elemento fundamental nesta nova jornada; muito obrigado e que Deus o abençõe hoje e sempre ´Saulinho`".