Olá amigos...2010 será muito melhor!...diferente...

...e a seriedade e o compromisso com a ética continuam sendo nossas principais metas...
...mas o "seu" Blog de resumo noticioso de Jataí e Região não está devidamente "acabado". Mudanças atendendo sua sugestão deverão acontecer neste primeiro trimestre. Conto com sua visita e sua participação direta ou indireta nas mais recentes informações do mundo da política (e da notícia em geral) relacionadas à Jataí, à Região Sudoeste de Goiás, do Brasil e do mundo.


Forte Abraço!

Wellcome.
"Your" notice blog from Jatai and region will become better. Here, you´ll may access the most completly notice space and information view of the politics world from Jataí, Goiás South-West, such as the World.

Thank´s a lot for your visit



Itamar Cordeiro
Jornalista

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Coluna da Semana de 04 a 10/10 - Ed. 954

_________________________________________________________
“Em política há acordos e há conchavos. Em ambos os casos nem sempre prevalecem a ética, o bom senso e, sobretudo os interesses e direitos da coletividade” (IBCordeiro)
_________________________________________________________

Lei vai impor ordem e...
Em quase 120 anos de emancipação política, numa atitude histórica, na última quarta-feira, dia 23, o Poder Legislativo de Jataí aprovou uma Resolução instituindo o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal. E, com base na mesma lei, também será criado um Conselho de Ética com vigência de mandato até o final da atual legislatura.
...disciplina na Câmara de Jataí
A lei, de autoria do presidente do legislativo jataiense, Gênio Eurípedes Cabral de Assis, além de estabelecer o Código e o primeiro Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Jataí determina limites e penalidades para as faltas do vereador contra a ética e o decoro parlamentar, no exercício de seu mandato ao utilizar-se, em seus pronunciamentos, de palavras ou expressões incompatíveis com a dignidade do cargo; desacatar ou praticar ofensas físicas ou morais, bem como dirigir palavras contra a honra de seus pares, perante a mesa diretora, o plenário ou a comissões, ou a qualquer outra pessoa ou grupos de pessoas que assistam a sessões de trabalho da Câmara.
(...)
Também, ficam instituídas sansões para parlamentar que prejudicar ou dificultar o acesso dos cidadãos a informações ou documentos de interesse público ou sobre os trabalhos da Câmara, desrespeitar a propriedade intelectual das proposições; atuar de forma negligente ou deixar de agir com diligência e probidade no desempenho de funções administrativas para as quais fora designado, durante o mandato e em decorrência do mesmo, entre outras infrações. Com essa regulamentação específica, as penalidades aos infratores, vão desde medidas disciplinares e suspensão até a perda do mandato de vereador.
Mineiros tem novo...
O odontólogo Gustavo Mota Rezende, foi empossado no último dia 1º deste mês, com titular da Secretária de Saúde de Mineiros em substituição da ex-secretária Rosária Muller.
...Secretário da Saúde
Participaram da solenidade ocorrida Sala de Reuniões da Prefeitura mineirense a prefeita Neiba Maria Moraes Barcelos, a presidente da Câmara, Flávia Rezende Oliveira Vilela; a vereadora Cleunice Costa, o Secretário de Governo, Reginaldo do Vale; dentre outras autoridades e grande número de familiares e colegas de trabalho.
No apagar das luzes...
Assim como esta coluna antecipou, o presidente do Banco Central, Henrique de Campos Meirelles, optou mesmo pelas fileiras do PMDB. Sua filiação aconteceu em cerimônia festiva, com status de pré-campanha eleitoral ocorrida em Goiânia, no final da manhã do último dia 30 de setembro (último dia para filiações e mudanças partidárias com vistas às eleições de 2010) no diretório do PMDB.
...Meirelles escolhe PMDB
Embora a cerimônia estando repleta de militantes, lideranças políticas do partido e aliados ligados a outras legendas; a maioria dos deputados estaduais e vereadores do PMDB metropolitano, em contraste, um sinal de insatisfação interna com a ausência absoluta da bancada federal do partido.
Fumaça no ar (?!)
Um nítido sinal de mal-estar foi à ausência da deputada Iris de Araújo, presidente nacional do PMDB além dos cinco deputados federais do partido, Marcelo Melo, Pedro Chaves, Leandro Vilela e Luiz Bittencourt. Uns, queixando-se de ter sido avisado na noite anterior e outros, afirmando não ter recebido convite, como Bittencourt que fez as mais duras críticas ao evento.
Leandro quer “ficha limpa”
O Deputado Federal jataiense, Leandro Vilela, do PMDB, defende a aprovação, por parte do Congresso Nacional, do projeto de lei de iniciativa popular conhecido como “Ficha Limpa”. A proposta impede que qualquer pessoa condenada em 1ª instância do Judiciário concorra a cargos eletivos no Brasil.
Re(ação) em cadeia no...
Começam a celeuma ou controvérsia relacionadas à Emenda Constitucional nº 58/09, que prevê o preenchimento imediato de aproximadamente 7 mil vagas criadas com a aprovação da PEC dos Vereadores. Através de Ação Direta de Inconstitucionalidade, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, já questiona no Supremo Tribunal Federal, o STF sobre o assunto.
...aumento imediato de vereadores
Por outro lado já há câmaras municipais (inclusive, em Goiás) que – na interpretação direta da Emenda – já deu posse a suplentes. Mas, segundo o procurador Gurgel, com a imediata aplicação das novas regras que retroagem as eleições de 2008, eleições essas, já encerradas, gera o risco de atingir legislaturas em curso e possibilidade, o suficiente para o ajuizamento de pedidos, em série, de liminares no Supremo.
(...)
Para Roberto Gurgel, a alteração constitucional promove, sem qualquer justificativa, imensa interferência em eleições já encerradas, fazendo com que todos os municípios do país refaçam os cálculos dos quocientes eleitorais e partidário o que, para ele, pode resultar em crise de legitimidade. Com esses e outros argumentos, Gurgel pede a suspensão da eficácia do artigo da Emenda Constitucional nº 58/09 onde trata da retroação dos seus efeitos e, no mérito, solicita que seja julgado procedente seu pedido a fim de se declarar a inconstitucionalidade do referido dispositivo.
No topo da lista
O senador goiano Demóstenes Torres, do DEM, foi eleito entre os 81 senadores e 513 deputados federais, o parlamentar que mais combate a corrupção no país e também o 2º melhor senador do país. Demóstenes que já foi selecionado pela ONU como uma das lideranças mundiais para pensar o milênio, no ano passado, foi o 5º melhor do Senador Federal, o 2º na luta contra a corrupção.
(...)
Neste ano, a escolha foi dos 176 jornalistas que cobrem os trabalhos dos políticos no Congresso Nacional.
Questão de princípios,...
Durante reunião do G-20 em Londres, Barack Obama, o presidente da nação mais importante do mundo, os Estados Unidos, hospedou-se na Embaixada Norte-Americana enquanto que o presidente do Brasil, Luiz Inácio lula da Silva preferiu o tradicional Hotel Dorchester, onde a diária de uma suíte custa 7.500 euros (cerca de R$ 20.000,00 por dia).
...de cultura ou formação (?)
Lula se recusou hospedar na Embaixada Brasileira embora sendo instalada numa luxuosa mansão, construída no final do século XVIII no sofisticado bairro de Mayfair onde, por volta de 1931 a rainha Mary costumava se hospedar com seu marido e sua filha.
(...)
Contraditoriamente, na semana passada em Montes Claros, Lula criticou os prefeitos que estão reclamando a redução de FPM, dizendo que "a hora é de todos apertarem os cintos”. Mesmo pagando mais de R$ 20 mil de diária de hotel onde poderia se servir de propriedade brasileira, e ainda, autorizando a compra de mais dois jatos à Embraer para servirem à Presidência da República.

_________________________________________________

CONTINUE TORNANDO SUA COLUNA RESUMINDO CADA VEZ MAIS INTERATIVA. CONTINUE PARTICIPANDO DA NOTÍCIA. ENVIANDO SUA OPINIÃO OU A SUA INFORMAÇÃO PARA RESUMINDO@HOTMAIL.COM E PARTICIPE ATIVAMENTE.

____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinceros agradecimentos!

"Não poderia inaugurar este BLOG, fruto de um trabalho sério, profissional e ético; sem registrar o meu agradecimento, primeiramente à Deus - autor e Senhor da minha vida e de tudo que eu faço - à Virgem Maria - a minhã Mãe Santíssima, minha protetora à quem eu dedico este trabalho - e ao meu amigo Saulo Prado que foi e é elemento fundamental nesta nova jornada; muito obrigado e que Deus o abençõe hoje e sempre ´Saulinho`".