Olá amigos...2010 será muito melhor!...diferente...

...e a seriedade e o compromisso com a ética continuam sendo nossas principais metas...
...mas o "seu" Blog de resumo noticioso de Jataí e Região não está devidamente "acabado". Mudanças atendendo sua sugestão deverão acontecer neste primeiro trimestre. Conto com sua visita e sua participação direta ou indireta nas mais recentes informações do mundo da política (e da notícia em geral) relacionadas à Jataí, à Região Sudoeste de Goiás, do Brasil e do mundo.


Forte Abraço!

Wellcome.
"Your" notice blog from Jatai and region will become better. Here, you´ll may access the most completly notice space and information view of the politics world from Jataí, Goiás South-West, such as the World.

Thank´s a lot for your visit



Itamar Cordeiro
Jornalista

quarta-feira, 29 de julho de 2009

O Brasil também terá internet via rede elétrica

Usar a internet vai ficar bem mais fácil. Cada tomada de uma residência será o ponto de acesso para se conectar à rede mundial. Essa nova opção para acessar a web vai começar a ser comercializada em breve para os usuários brasileiros.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) homologou em abril a tecnologia de internet via rede elétrica, que permite o tráfego de voz, dados e imagens. Conhecida como PLC (Power Line Communication), a nova forma de acesso à web já existe há cerca de dez anos e é vendida na Europa a links de 4,5 Mbps —que devem chegar a 14 Mbps até o final do ano.

No Brasil, o uso começou no Paraná, na fornecedora de energia elétrica local, no final da década passada. Desde então, foi desenvolvida uma tecnologia compatível com o sistema elétrico brasileiro, que foi testado nos últimos dois anos, até ser homologado.A principal vantagem dessa tecnologia, segundo os especialistas, é que fornecerá acesso à web pela tomada —assim aproveita uma estrutura já existente para chegar a regiões onde outras alternativas de acesso rápido ainda não estão disponíveis. Com o PLC, a tomada elétrica vira o ponto principal de comunicação da residência ou da empresa. Na prática, o usuário para ter acesso à tecnologia, deverá contratar o serviço da operadora credenciada para comercializá-lo e adquirir um modem compatível com a tomada elétrica, conforme explica o engenheiro eletrônico Almir Meira, professor da FIAP e Faculdade Módulo.

O professor Amir explica ainda que "a transmissão de dados é feita pela estrutura já existente de distribuição de energia elétrica. Os dados podem ser enviados diretamente do provedor de acesso para a rede elétrica até chegar aos usuários. Também é possível mesclar a forma de transmissão onde já existem outras estruturas: a conexão pode ser feita via cabo a partir do provedor até a região de um prédio. Se o edifício não tiver cabeamento, por exemplo, a conexão pode continuar sendo feita via rede elétrica até os apartamentos".

Mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ressalta que, para os usuários da tecnologia, a conta de luz continuará separada porque se trata da mesma estrutura, mas usada para fins diferentes. Em vez de transmitir somente luz, a rede elétrica também passará a fornecer acesso à internet. (Fonte: UOL Tecnologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinceros agradecimentos!

"Não poderia inaugurar este BLOG, fruto de um trabalho sério, profissional e ético; sem registrar o meu agradecimento, primeiramente à Deus - autor e Senhor da minha vida e de tudo que eu faço - à Virgem Maria - a minhã Mãe Santíssima, minha protetora à quem eu dedico este trabalho - e ao meu amigo Saulo Prado que foi e é elemento fundamental nesta nova jornada; muito obrigado e que Deus o abençõe hoje e sempre ´Saulinho`".